Gestão Pública
O que é?
Gestão pública também costuma ser chamada de administração pública, englobando órgãos e serviços que geralmente pertencem ao Estado, cujo objetivo é servir à comunidade, sanando suas necessidades mais básicas como saúde, educação, segurança, moradia e outras. As leis e normas que regulamentam e organizam os diversos governos também fazem parte da gestão pública.
O foco dos gestores deve ser o bem-estar da comunidade, principalmente no caso das pessoas marginalizadas pela sociedade, que não têm condições de atenderem sozinhas suas necessidades mais básicas. A gestão pública consiste em gerir os interesses da população, a qual escolhe seus representantes para fazerem isso.
A gestão pública pode ser entendia em seu aspecto objetivo e subjetivo. No caso do objetivo, refere-se ao lado mais concreto, ou seja, às ações em si que são desenvolvidas pelo Estado em prol da sociedade. Já o aspecto subjetivo também pode ser chamado de orgânico, pois é o conjunto de órgãos que, de acordo com a legislação do país, têm o compromisso de zelar pela comunidade. De qualquer forma, a gestão envolve políticas públicas, recursos humanos, administração financeira, além de várias outras áreas do conhecimento.
O gestor público representa toda uma população, e deve administrar seu setor (seja uma cidade, um estado ou o país inteiro), de forma ética e responsável, prezando pelo bem de todos e não pelo seu próprio.
É importante ressaltar que, mesmo geralmente ligada à ideia de governo, uma instituição particular também pode ter gestão pública, se uma de suas funções for voltada ao desenvolvimento da comunidade na qual está inserida. Essa prática se torna cada vez mais comum, pois a responsabilidade social está em alta nos programas das empresas, que ganham incentivos fiscais, mais visibilidade e melhor posicionamento de mercado por isso.
Funcionalidade e resultado
Como já ficou claro, a gestão pública é uma das maiores responsáveis pelo crescimento de uma cidade, estado ou país, mas só cumprirá essa função se ocorrer de forma organizada e sistemática.
Por isso, é de extrema importância que os governantes, junto com toda a equipe de profissionais que trabalham com eles, tenham um plano de metas, estabelecendo claramente o que pretendem fazer enquanto estiverem no poder e, o mais importante, como chegarão a cada um dos objetivos. Muitos, inclusive, registram isso em cartório como forma de ganhar mais confiança e credibilidade da população para a qual governam.
Toda gestão pública deve ser planejada especificamente para atender àquela sociedade. Um plano para ser colocado em prática em São Paulo não pode ser adotado por Londrina, por exemplo, pois cada cidade tem uma situação própria e necessidades diferentes que devem ser sanadas.
É importante ressaltar que todos os indivíduos pagam para ter uma gestão de qualidade, na forma de impostos, ou seja, é deles mesmos que vêm os recursos necessários para a administração, não é um “favor” que o Estado está fazendo, é um retorno daquilo que a população tem direito. Uma gestão funciona se estiver orientada para aumentar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas.
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024