Administrador
O administrador é um dos profissionais mais ativos no mercado atualmente. Isso porque sua área de atuação é uma das que mais crescem nos dias de hoje. O administrador está presente nos mais diversos tipos de empresas, que atuam nos mais distintos nichos de mercado, sendo que ele pode atuar em empresas de porte pequeno, médio ou grande, do setor privado ou público.
O administrador é um profissional essencial e indispensável dentro das empresas. Sua formação o prepara para estar à frente das organizações, atuando desde o planejamento das ações e estratégias, até como gerenciador da rotina empresarial.
Atuação do administrador
É por isso que todos os tipos de empresas precisam de um profissional administrador atualmente. Ele é responsável pela definição, análise e cumprimento das metas da empresa onde atua. Pode atuar em quase todos os tipos de departamentos e é capaz de gerir recursos mercadológicos, humanos, materiais e financeiros.
Esse profissional também pode conduzir a relação entre os colaboradores e a empresa, atuar nos processos de demissão, admissão e seleção dos recursos humanos, assim como se relacionar com o sindicato das categorias diversas.
Ainda pode atuar implementando programa de benefícios e planos de carreira. Pode também coordenar os recursos de material das companhias, controlar a compra e o estoque da matéria-prima até o produto final.
O administrador também é preparado para atuar no departamento financeiro, onde pode cuidar dos fluxos de caixa e dos orçamentos. E na área do marketing e da publicidade, o administrador ainda pode atuar na orientação e direcionamento da promoção de serviços e produtos.
Administrador e mercado de trabalho
O mercado de trabalho é bastante promissor para este profissional de múltiplas funções, sendo que, em geral, a renda de um administrador fica entre 3 e 10 salários mínimos se atuarem nas empresas privadas. Entre as áreas que apresentam maior procura pelo profissional de administração estão a de recursos humanos, gestão em tecnologia da informação, gestão pública, empreendedorismo e administração em sustentabilidade.
O mercado de trabalho para o administrador é também muito concorrido, pois são muitos profissionais se formando todos os anos em administração. No entanto, o mercado também carece cada vez mais desses profissionais. No Brasil as oportunidades estão por todo o país, porém a maior parte delas pode ser encontrada nos estados da região sudeste, onde estão os melhores salários. Uma vantagem desse mercado é também a quantidade de empresas que contratam administradores como trainees durante a graduação, o que propicia maior conhecimento e melhores oportunidades no mercado.
Para ser um administrador, é necessário cursar de três a quatro anos de curso superior, que conta com disciplinas comuns como informática, contabilidade, sociologia, direito, estatística e matemática nos dois anos iniciais. Em seguida, no terceiro ano, são inseridas as disciplinas de recursos humanos, marketing, finanças, logística, que são específicas. O curso se resume apenas em conteúdo expositivo. Existem também cases que devem ser criados pelo aluno, assim como os seminários. Para concluir o curso é necessário realizar um trabalho de conclusão de curso, em monografia e estágios supervisionados.
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024