Definições de Administração | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Definições de Administração

Definições de Administração

28 de fevereiro de 2019

As linhas de pensamento da administração

Administração: um dos cursos de faculdade mais procurados pelos futuros empresários, pelos apaixonados por gestão e também por quem está na dúvida sobre qual curso fazer na fase de graduação.

A administração é, de fato, uma profissão bastante democrática e que engloba diversas funções no mundo inteiro, independente da marca que utiliza. Administrar uma empresa é algo muito grande, e que exige do administrador responsável o desenvolvimento de várias práticas que façam com que a empresa consiga crescer não só financeiramente, mas também considerando seus maiores bens: as pessoas que lá trabalham.

As definições de administração passam por focos maiores em gestão e no modo como as decisões são tomadas, saber como coordenar e comandar uma ou várias equipes, entender como funcionam as engrenagens de uma organização e assim por diante. São vários os autores que buscam definir essa palavra e, é claro, a função que ela determina para quem segue essa linha profissional.

Muito mais do que os conceitos já formados do que é a administração, na prática, essa é uma das funções mais desafiadoras que existem. Seja em uma empresa, em uma equipe de trabalho na faculdade ou até mesmo na família, saber administrar pessoas, situações e dinheiro não é uma tarefa fácil.

Administrar é sim uma tarefa que exige flexibilidade da pessoa que está na posição de administradora de maneira que vários fatores deverão ser considerados antes de qualquer decisão ser tomada. Cada decisão tomada irá impactar a vida de um dos envolvidos – inclusive do próprio administrador – de um jeito diferente. Esse é um dos motivos que faz com que a capacitação seja extremamente necessária por parte de quem busca gerir uma empresa ou qualquer outro tipo de organização que conte com equipes de pessoas diferentes umas das outras.

Entender na teoria como a administração funciona desde sua origem é bastante importante para entender como tudo que já foi feito nesse sentido altera bastante o modo como hoje as coisas são realizadas.

Capacitação

Para estudar a administração, além da graduação tradicional, existem cursos que cada vez mais prezam pela criatividade e inovação aliadas à função administrativa. É claro que já existem vários processos e métodos desenvolvidos e praticados em grandes organizações há muitos anos. Mas a verdade é que os tempos mudaram, os clientes mudaram, e a forma de pensar das pessoas também acompanhou essa movimentação de mudança plena.

Para se tornar um bom administrador, é necessário primeiramente entender as definições da administração e saber em qual delas é possível se encaixar, considerando conceitos, determinações e valores pessoais. Tudo isso conta na hora de decidir qual será a cultura a ser seguida na empresa, tendo em vista que existem muitos pensadores e estudiosos que se focaram somente em criar essas visões e culturas empresariais que podem ser adotadas e modificadas de maneira a se encaixarem nos novos padrões de diferentes formas.

Entender qual a melhor forma de interagir com as pessoas incluídas nas equipes que farão parte da administração geral é também um fator importante, portanto, o foco inicial é entender quem são as pessoas atuando junto à administração e quais são seus objetivos juntos.

Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)