Conceitos de Marketing | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Marketing » Conceitos de Marketing

Conceitos de Marketing

24 de fevereiro de 2019

Conceitos de Marketing

O marketing é um departamento essencial para a fidelização do público-alvo e para criar um mercado consumidor para determinado produto. Toda empresa deve ter um bom departamento de marketing, que pense em ações e estratégias para vender ideias, conceitos e, claro, produtos.

O marketing é um processo que envolve uma troca, uma relação que pode ter motivações financeiras entre as partes envolvidas. Nesse sentido, temos o consumidor e a empresa que vende um produto.

O marketing deve ser trabalhado dentro das empresas por meio de um planejamento e uma execução. Esse processo necessita de profissionais criativos, que possam vender mercadorias e serviços por meio de mensagens direcionadas a um público específico.

O marketing é uma filosofia de negócios que tenta agregar valor a marcas e produtos. Isso acontece para mostrar ao consumidor que a empresa tem algo para oferecer. O grande objetivo das ações de marketing é satisfazer e atender as necessidades dos consumidores e das empresas.

O marketing também é um processo social e gerencial, que envolve toda a criação e troca de valores com um mercado consumidor. Existem basicamente dois tipos de marketing, o Micromarketing e o Macromarketing.

Importância do marketing

O marketing é um grande diferencial entre as empresas. Num mercado onde a competição e a busca por clientes fieis é tão forte, uma boa estratégia de marketing pode ser fundamental para garantir o sucesso de uma empresa ou produto.

As mensagens de marketing mais eficazes e persuasivas são aquelas que conseguem atingir o público e gerar resultados positivos nas vendas. Atualmente, o marketing tem encontrado novos conceitos, como o marketing de conteúdo, que vem sendo bastante aplicado na internet para agregar valor ao conteúdo que é compartilhado por empresas e marcas nas redes sociais e em blogs corporativos.

O marketing é muito importante para a organização e também para a sociedade. Ele acompanha as mudanças da realidade social e segue tendências.

Toda boa campanha de marketing tem que ter um bom produto. O objetivo do planejamento de marketing é sempre transmitir essa ideia de superioridade de uma marca sobre a outra. As campanhas precisam contar com qualidade, desempenho e inovação.

O marketing também está relacionado ao conceito de vendas de produtos e serviços e à aceitação do público. Nesse contexto, o marketing atua na venda de produtos e serviços em grande escala e promoção.

Marketing Social

Hoje em dia, além das tradicionais campanhas de marketing em veículos de comunicação de massa, as empresas também devem se preocupar com o conceito de marketing social, que é toda ação da empresa para melhorar a qualidade de vida de uma comunidade e dos consumidores. Esse tipo de marketing prevê que a empresa coloque seus interesses em segundo plano para atender às necessidades das causas sociais.

Nesse mesmo sentido, também temos o marketing ambiental, que tem como base ações direcionadas à preservação do meio ambiente e produção sustentável de bens de consumo. Seja qual for a ação desenvolvida por uma empresa, ela deve estar sempre atenta às oportunidades do mercado para atrair mais consumidores e se destacar entre as concorrentes.