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Fidelização do Cliente

6 de abril de 2019

Fidelização dos clientes

Todas as empresas buscam a ampliação do número de seus clientes, mas muitas delas sabem que é mais barato manter os atuais do que conquistar novos. E para buscar a fidelização dos clientes, é preciso utilizar algumas estratégias. A primeira estratégia é essencial: estudar o perfil do cliente.

Para conhecer o cliente, não basta apenas a anotação de seus dados, como nome completo, documento de identidade, idade, telefone e endereço, mas sim registrar os atendimentos, os contatos dos clientes, o histórico de vendas para eles. É necessário que haja uma forma de comunicação com o público-alvo, para que se conheça o perfil, o target do receptor da informação. Atualmente, tem sido feita uma personalização do consumidor, ou seja, primeiro se conhece os interesses do cliente, para depois oferecer produtos e serviços de qualidade.

Outra estratégia importante de fidelização ao cliente é estabelecer vínculos. Os clientes devem ser reconhecidos e devem se sentir importantes, valorizados pelo vendedor. Por isso, é imprescindível ser atencioso, perguntar sempre se ele está satisfeito com o produto ou serviço comprado, ter o feedback em relação ao atendimento/serviço.

Tendo em vista o público-alvo estudado, é importante divulgar as novidades que se enquadram em determinados perfis, para que os consumidores mais assíduos possam ter prioridade de compra. Através das redes sociais, como o Facebook, o Twitter, ou pelo envio de e-mails, pode-se estabelecer essa divulgação, assim como pelo telefone, em alguns casos, dependendo do perfil.

Uma estratégia eficiente é a agregação de valor ao produto ou serviço pelo mesmo preço do concorrente. Ao invés de baixar o preço, em alguns casos é preferível oferecer um produto de qualidade, mas oferecer garantias, correção de produtos sem custos, brindes. Em restaurantes, por exemplo, é comum a utilização de degustações e couverts.

Atualmente, tornou-se essencial o perfil de redes sociais para empresas. Essa é a maneira mais rápida de divulgar as novidades sobre um produto ou serviço e de conhecer a avaliação, o comentário dos clientes. Normalmente, a repercussão de uma experiência ruim é muito maior em relação à experiência boa. Apesar disso, essa é uma forma de interatividade com o consumidor, que pode expor sua opinião a respeito do produto e das qualidades da empresa.

Meios para conseguir clientes fiéis

O contato frequente através das redes sociais é importante, mas também não pode ser descartada a relação interpessoal e o marketing boca a boca. Por outro lado, as empresas precisam ter atenção para não passar dos limites e fazer ofertas excessivas aos clientes.

Investimentos para alcançar clientes fiéis

Para que se possa alcançar a fidelização dos clientes, é importante fazer investimentos no marketing de relacionamento. Esse é um investimento necessário para a construção de relações de longo prazo.

Como o cliente está cada vez mais exigente, é preciso investir no treinamento das equipes de vendas, pois essa equipe é que terá a função de persuadir o cliente. Para convencer um cliente, antes de tudo, é necessário que a própria equipe de vendas acredite na qualidade de determinado produto. Por isso, é importante investir em políticas salariais, e se possível, em participação dos lucros, como uma forma de motivação aos vendedores.