Comunicação Corporativa | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Comunicação Corporativa

Comunicação Corporativa

23 de fevereiro de 2019

Comunicação Corporativa

A comunicação corporativa é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Esse departamento é responsável por todas as ações de comunicação dentro do contexto organizacional, e se destaca por facilitar a gestão e o fluxo de informações dentro da empresa.

Infelizmente, nem todas as organizações dão o devido valor ao setor de comunicação corporativa, mas aquelas empresas que apostam numa comunicação plena e processos bem definidos de comunicação e marketing, com certeza, conseguem administrar melhor as suas relações com o público de interesse, os ‘stakeholders’ (público estratégico) e os colaboradores.

O departamento de comunicação corporativa trabalha com todo o gerenciamento da imagem de uma empresa. Os principais aspectos englobados nesse trabalho são a comunicação interna, as relações com os consumidores e com a mídia, a responsabilidade social e as relações-públicas em geral.

O escopo da comunicação corporativa também trabalha numa questão muito importante: a gestão de crises. Sempre que a empresa passa por alguma situação polêmica, é o setor de comunicação corporativa que tem que determinar as estratégias de comunicação com a mídia, com o governo e com os investidores.

Importância da Comunicação Corporativa

O setor de comunicação corporativa é essencial dentro de uma organização. Esse conceito precisa ser colocado em prática com o objetivo de otimizar a comunicação na empresa como um todo.

A eficiência desse trabalho determina a imagem que a empresa terá diante de seu público-alvo e de seus colaboradores. É por meio da comunicação corporativa que somos capazes de fazer um diagnóstico sobre o alcance da organização, sobre a cultura da empresa e sobre a reputação da empresa.

Para ter um bom plano de comunicação corporativa é preciso ter estratégias bem definidas. Os canais a serem utilizados para a comunicação também são de grande importância.

O processo de comunicação corporativa precisa ter um planejamento de ações e projetos. Esse departamento deve suprir todas as necessidades da empresa quanto à comunicação interna e externa.

As principais ferramentas da comunicação corporativa são as publicações institucionais, os jornais internos, os jornais murais, as publicações comemorativas, os relatórios anuais, o e-mail marketing, além de materiais específicos como o press release, o press kit e o blog corporativo.

Essas ferramentas devem ser utilizadas para informar tanto o público interno, quanto o público externo. O principal fundamento da comunicação corporativa é estabelecer boas relações e trabalhar para criar um ambiente onde a comunicação possa fluir sem barreiras e sem ruídos.

Construindo a reputação da empresa

A comunicação corporativa também desempenha um papel fundamental na construção da imagem da empresa. O departamento é responsável por construir e manter uma boa imagem institucional. Para isso, é possível apostar em marketing social e ambiental, ações de comunicação interna que possam motivar os colaboradores e mensagens direcionadas à imprensa relatando o papel da organização na sociedade, além de iniciativas pioneiras. Essa boa comunicação é extremamente importante para levar o nome da empresa para além das fronteiras da própria organização.

Com uma comunicação de qualidade e um bom relacionamento com a mídia, a empresa também pode gerar mídia espontânea, que divulga a marca e ajuda a construir uma imagem positiva.

Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)