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Auditoria Ambiental

20 de fevereiro de 2019

Só mais uma palavra bonita?

Sustentabilidade: um tema que tem sido bastante citado nos últimos anos. Prezar pela melhor maneira de utilizar os recursos não renováveis é uma atitude que tem sido adotada não somente pelas pessoas em geral, mas também pelas empresas que, além de se preocuparem com o meio ambiente, se preocupam também em demonstrar ao mercado que se posiciona a favor das práticas que prezam pela preservação do meio ambiente como um todo.

Algumas práticas já foram adotadas pela maioria das empresas, como deixar de usar copos plásticos, substituindo-os por canecas nominais para os funcionários, incentivar os colaboradores a cuidarem do tempo em que seus computadores e interruptores de luz ficam ligados, assim como aperfeiçoar o uso da água, tanto no escritório, quanto em casa. Atitudes como plantar árvores, criar maneiras de utilizar materiais que já estavam indo para o lixo, prestando atenção à possibilidade de reciclagem do máximo de itens que for possível.

A maior motivação para preservar com mais atenção o meio ambiente é ficar atento para as pequenas atitudes rotineiras que poderiam fazer com que água e energia fossem desperdiçadas se transformem, na verdade, no hábito de evitar qualquer tipo de desperdício.

Por parte das empresas, além das atitudes tomadas dentro do próprio escritório para prezar pela economia de água e energia, há que se desenvolver uma consciência e um modelo de gestão sustentável, atitudes que vão além das que foram citadas anteriormente. A busca é por diminuir ou até eliminar o impacto das atividades da empresa no meio ambiente. Empresas que são responsáveis pela tintura do tecido jeans, por exemplo, sofreram mudanças consideráveis em seus processos para que o material restante de sua produção não alterasse o equilíbrio de PH da água da região em que a indústria está localizada.

Marketing ou sustentabilidade?

Um movimento que se mostrou bastante existente em várias das empresas que começaram a demonstrar interesse em prezar pela preservação do meio ambiente e mostrar isso ao mercado em geral é o marketing, que obteve mais investimento do que as próprias ações sustentáveis, o que quer dizer que, de fato, as empresas não estavam se focando em realmente agir de maneira a preservar o ambiente em que estavam localizadas, e sim fazer uma propaganda praticamente falsa para que a valorização dessa empresa fosse maior.

A solução para esse tipo de intenção foi encontrada através da Auditoria Ambiental. Foram determinadas algumas normas no formato ISO, que definem as diretrizes para a aplicação da auditoria ambiental considerando os princípios gerais, quais são os procedimentos a serem elaborados, e quais são os critérios de qualificação (ou não) de uma empresa dentro dos padrões considerados sustentáveis. Todas as normas incluídas no ISO deverão ser conhecidas pelas empresas, e estas devem descobrir em quais itens elas estão seguindo as normas da sustentabilidade definidas para seu setor, e em quais itens deverão agir de maneira diferente para alcançar a qualidade do controle. As auditorias podem ser de diferentes tipos e variam de acordo com a empresa.