Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Como incentivar a criatividade nas empresas

Como incentivar a criatividade nas empresas

23 de fevereiro de 2019

Os gestores de hoje

Ao assumir o papel de gestor em uma empresa, é comum que essas pessoas pensem que agora, além de reterem muito mais poder de decisão e responsabilidades, tenham ainda que prestar contas para pessoas de escalões mais altos nas empresas, assim como devem também ficar sempre atentos a sua presença em reuniões importantes, absorvendo o máximo de informações possíveis para que, na hora da tomada de decisão, exista o mínimo possível de falhas.

Isso tudo pode ser considerado verdade, mas mais verdade ainda é que, quando um funcionário se torna gestor, ele se torna responsável pelo trabalho de várias outras pessoas da equipe que antes eram seus colegas. Pessoas que têm suas satisfações, reclamações e objetivos pessoais. E aí vem a pergunta: “como lidar com essas pessoas de maneira que todos possam formar uma equipe de trabalho de verdade?”.

Ao se fazer essa pergunta, um gestor com certeza já está no caminho da excelência, já que atualmente, os gestores acabam se iludindo com o poder que tem em mãos e passam a considerar somente suas tarefas de maneira até um pouco egoísta. O ideal é considerar que, em equipe, o trabalho é feito da melhor maneira, de um jeito mais rápido e ainda contando com o entendimento de cada membro do grupo para resolver possíveis problemas durante o expediente.

A comunicação entre o gestor e sua equipe deve ser totalmente acessível, para que o gestor possa cumprir seu papel e correr atrás das melhores condições de trabalho para seus funcionários, e, consequentemente, melhores condições de trabalho para si próprio. Para conseguir conquistar a equipe e ser um membro dela, o gestor deve estimular a criatividade na empresa e nele próprio.

Entender quais são as motivações de cada um dos funcionários pode ser um primeiro passo, já que cada pessoa se sente motivada a partir de diferentes estímulos: alguns prezam pelo tão desejado aumento, outros prezam por uma mudança de cargo, outros prezam somente por um elogio ao final do dia. Saber o que cada um pensa sobre suas funções é bastante importante no papel do gestor.

Dentro e fora do escritório

A criatividade deve ser estimulada não só para resolver os problemas do dia a dia, mas também para criar oportunidades de confraternização e melhor relacionamento entre todos na empresa. Criar um grupo que possa organizar as festas de aniversário em um dia fixo no mês, desenvolver técnicas de relaxamento através de exercícios funcionais em algum momento do expediente e até decorar o escritório com temas relacionados a alguma comemoração no mês… Essas são atitudes bastante simples que conferem a equipe um senso de coleguismo e participação em toda a empresa. O funcionário se sente valorizado, toda a equipe é beneficiada, e o gestor ainda leva a fama de se preocupar verdadeiramente com o clima no trabalho todos os dias, que é o que realmente conta. Confraternizações com a presença de familiares também podem ser uma ótima ideia para que todos possam se conhecer em um churrasco, jantar ou em uma saída descontraída em um bar.

Fábio Pereira
Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)