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Administração de Compras

17 de fevereiro de 2019

Dentro de uma empresa você já deve ter ouvido falar de uma área que faz a gestão de compras. Os profissionais que trabalham nesta área são os responsáveis por economizar, negociar e conseguir o melhor preço de matéria prima e materiais para a empresa.

O cargo vai muito além de apenas fazer compras. Ele tem que levar em consideração o poder de compra da empresa, as políticas e cultura da organização, planejar as compras para fazer estocagem e não perder com a depreciação se exagerar na conta ou o contrário, não deixar faltar absolutamente nada na empresa.

O objetivo desse setor é administrar bem as compras e o aproveitamento de todos os recursos da empresa, evitando gastos desnecessários. O comprador tem que saber a hora certa de fazer as compras e fazer a melhor conta do custo-benefício, comprando o melhor tipo de material e gastando menos, além de fazer a compra na quantidade ideal. Como as compras são constantes, a empresa pode conseguir descontos ou fazer concorrência entre os fornecedores para conseguir o melhor preço.

O setor tem uma influência enorme na empresa, que afeta diretamente a sua produção. Por exemplo, se há falta de material em um dia pode representar um prejuízo enorme a empresa, pois é um dia perdido de trabalho.

Atualmente já existem diversas ferramentas e softwares que apoiam a equipe de compras nesse trabalho, que deve ser minuciosamente organizado, levando em conta o tamanho da empresa. Pelo computador é possível cadastrar os fornecedores e manter uma agenda atualizada de quando será necessário entrar em contato novamente com os fornecedores para a compra de materiais.

Um profissional dessa área geralmente tem formação em administração ou logística. O colaborador pode ainda se aprimorar fazendo cursos na área, principalmente voltados para economia.

A gestão de compras pode ser considerada também um setor estratégico da empresa, pois é um termômetro financeiro. É por meio desse setor que o dono da empresa descobre se está gastando mais do que deveria ou se a lucratividade está sendo maior ou menor do que os gastos. Geralmente é o primeiro setor que sente impacto em uma crise e a mais cobrado para que haja redução de custos.

Acredita-se que o setor de compras faz de 50% a 80% dos gastos da receita total da empresa. Passando disso, a longo prazo pode gerar uma crise na administração, já prevendo que o setor financeiro tem outras saídas de dinheiro, como o pagamento de salários.

O setor de compras é bem dinâmico e para ter melhores resultados pode contar com outros setores para conseguir fornecedores que cobrem um preço melhor. Por exemplo, o setor de tecnologia da informação (TI) pode indicar os melhores fornecedores para a compra de softwares ou novos computadores para a empresa.

Assim, com a colaboração de todos os setores da empresa, a gestão de compras pode ser feita com mais qualidade. Todos os funcionários podem colaborar com a utilização correta dos materiais, sem exageros, para que não haja desperdício e as compras sejam feitas de maneira cada vez mais acertada.