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Lead Time

1 de julho de 2019

Gerenciando o tempo

As empresas e organizações em geral costumam ter problemas com prazos. Independente do ramo que está sendo tratado, quando esse é o assunto é comum ouvir depoimentos de clientes que não estão satisfeitos com o prazo de entrega ou, então, que por algum motivo foram prejudicados pela falta de comprometimento da empresa fornecedora de qualquer tipo de produto ou serviço.

Para que o nível de erro seja diminuído ao máximo, é necessário que as empresas tenham algum controle de todos os seus processos e de qual é o tempo adequado para realizá-los. Por mais que a empresa não seja industrial ou não trabalhe com produtos específicos, mesmo as que fornecem serviços têm ferramentas de gerenciamento de projetos que fazem com que seja possível fazer a medição de quanto tempo, em média, se leva para concluir uma tarefa. Esse será o parâmetro utilizado pelos funcionários em suas rotinas.

Além do gerenciamento de projetos como um todo, é possível citar uma ferramenta bastante conhecida pelos que já estudaram administração e/ou logística. O Lead Time mede o tempo que leva desde o primeiro momento em que uma tarefa foi solicitada a alguém, até o último momento, quando essa tarefa é concluída.

A aplicação do termo pode ser praticada nos mais diversos tipos de empresas, mas a indústria é a que mais utiliza o Lead Time em suas rotinas de trabalhos. Saber o momento em que um produto precisa ser retirado de estoque até o momento em que o inventário recebe a baixa desse mesmo produto, é essencial para que todos os processos possam acontecer de maneira organizada e padronizada.

Falando pela parte dos funcionários, é muito importante que o Lead Time seja apresentado a todos os colaboradores, para que todos possam ter noção do tempo que podem aplicar para cada tipo de tarefa, sabendo os limites de cada uma delas. A presença de um gerente de projetos é praticamente essencial, afinal, é com ele que os funcionários poderão tirar dúvidas sobre o tempo definido e registrado no Lead Time. É também o gerente de projetos que irá direcionar as tarefas para os funcionários de acordo com suas funções e capacidades.

A tal da boa vontade

O Lead Time, a presença de um gerente de projetos, e a colaboração dos funcionários, são todos os itens que uma empresa precisa para que seus processos aconteçam de maneira esperada. Os clientes fazem seus pagamentos de acordo com os prazos de vencimento de contas, assim como os mesmos clientes esperam que as empresas para as quais solicitaram serviços, cumpram com sua promessa de data de entrega.

As empresas e organizações de sucesso contam não só com as ferramentas e itens citados acima, mas contam também com colaboradores que vestem a camisa da empresa e com a boa vontade e senso de trabalho em equipe, que conseguem realizar seus trabalhos de maneira que os processos aconteçam da maneira com que foram planejados e também facilitam o trabalho dos gestores, que podem de fato, se concentrar em gerenciar a empresa e suas equipes sem que precisem se preocupar com problemas menores causados pela falta de cumprimento de prazos.