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Jishuken

Multiplicando conhecimentos

Tanto no ambiente de trabalho, quanto no ambiente de aprendizado escolar de qualquer nível, é comum que as pessoas se deparem com colegas que têm diferentes níveis de conhecimento e prática sobre qualquer tipo de assunto. No ambiente de trabalho é mais comum ainda que a união dos funcionários em um escritório seja chamada de equipe, mas é sabido que trabalho em equipe mesmo não é feito com frequência. A prática mais comum é a de cada um pensar em seus próprios resultados, bater o cartão no final do dia, sendo este o máximo de envolvimento que a empresa irá conseguir desse funcionário.

Existem termos de gestão e administração que dizem respeito a ferramentas que são utilizadas e foram criadas desde seu princípio, a serem próprias para situações de dificuldade e necessidade de superação em equipe. O termo Jishuken é de origem etimológica japonesa e tem como significado o compartilhamento dos conhecimentos. Mais do que um termo, o Jishuken é uma prática que pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, independente de seu tamanho, valores, missão, etc.

Essa prática se caracteriza por poder ser utilizada em um grupo de vários colaboradores que estejam em diferentes níveis de hierarquia e tenham diferentes tipos de rotinas e funções dentro da organização. O grupo deve ser formado voluntariamente e isto é o que garantirá que os esforços aplicados à busca de melhores condições para solucionar os problemas identificados sejam naturais, e não forçados em nenhum momento.

Depois de ter a equipe formada, os integrantes deverão se reunir para que possam conversar sobre os problemas que cada um identifica, individualmente. Por se tratar de pessoas que trabalham na mesma empresa, possivelmente os problemas começarão a bater, e haverá identificação mútua por busca dos mesmos resultados por pessoas que sequer tinham qualquer tipo de contato antes da formação desse grupo. O grupo praticante do Jishuken será responsável por buscar incansavelmente as soluções mais práticas, com melhor qualidade e que possam ser decididas em equipe, para que todos possam trabalhar juntos.

Identificando objetivos em comum

Por mais que dois funcionários estejam em áreas de atuação e níveis hierárquicos totalmente diferentes, é bastante provável que eles tenham os mesmos objetivos a serem atingidos – em escalas diferentes. De qualquer maneira, muitas vezes o trabalho e a falta de comunicação podem ser evitados de maneira que o trabalho todo seja feito em duplas ou em equipes. Assim, todos os colaboradores terão acesso a entender o processo desde o seu início, o que irá fazer com que o trabalho seja feito ainda com mais determinação e confiança por parte de todos os integrantes, que estarão inteirados de todos os pontos importantes daquela atividade.

O Jishuken deve ser sugerido por um gestor, mas se isso não acontecer nada impede que um funcionário tenha a iniciativa de sugerir e apresentar essa prática para seu gestor para que ele possa estudar a possibilidade de começar a montar uma equipe. Depois de a primeira equipe atingir suas próprias metas, os outros funcionários com certeza perceberão nessa prática uma maneira de aproximar pessoas e alcançar melhores resultados sempre.

Fábio Pereira
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