Incubadora de empresas
Quem é empreendedor e já possui certa estabilidade em seu negócio, sabe que o caminho até ali foi árduo. Há muitas dificuldades no início de um negócio e saber que, mesmo assim, conseguiu se manter no mercado é um grande alívio. A pior fase já passou e dali em diante o negócio tende a fluir de acordo com as expectativas.
No início de sua vida, uma empresa enfrenta fortes dificuldades por conta da concorrência com empresas já instaladas anteriormente, burocracias impostas pelo governo, prospecção de clientes, entre outras coisas que tornam esta fase inicial um tormento na vida dos sonhadores novos empreendedores. Mas isso pode ter uma solução prática: as incubadoras de empresas, que oferecem diversos auxílios para empresas jovens que querem seu espaço no mercado dos negócios.
Como funcionam as incubadoras de empresas
Incubadoras de empresas são centros onde as pequenas empresas podem se desenvolver por certo período de tempo até que atinjam autossuficiência em sua atividade e consigam andar com as próprias pernas. O primeiro benefício visível é a cessão de um espaço que pode funcionar como escritório para esta pequena empresa iniciante. Mas as facilidades vão além disso: desde cabeamento de internet, telefone, energia elétrica e outras questões que envolvem a parte física da empresa, até a assessoria de marketing, networking, contabilidade, gestão financeira e outros quesitos que dizem respeito à forma como o negócio deve ser conduzido.
Toda esta consultoria pode ser usada como trampolim para que cada pequeno novo negócio possa tomar forma, adquirir uma rede de clientes e contatos interessantes e, por fim, desenvolver as capacidades essenciais para levar o negócio sozinho.
Com o apoio financeiro, as incubadoras de empresas recebem patrocínio de grupos empresarias maiores, instituições acadêmicas, como universidades, escolas técnicas, entre outras, recebem ajuda do governo do país, entre outras organizações que contribuem com a evolução e o desenvolvimento de novas atividades que gerem recursos para a economia nacional.
Incubadoras de empresas no Brasil e no mundo
No Brasil, existem diversas incubadoras de empresas, sendo que a primeira delas, construída em São Carlos, no interior de São Paulo, é a mais antiga da América Latina. Hoje já são mais de 400 incubadoras nacionais, que recebem apoio do Governo Federal e geralmente estão ligadas às universidades presentes nas cidades.
No mundo, o conceito de incubadora de empresas é amplo, já que nos Estados Unidos, por exemplo, as incubadoras ajudam a empresa apenas até o início de suas operações propriamente ditas (a ajuda fica na parte do desenvolvimento dos projetos, pesquisas de mercados, etc.). Já em outros locais, como no Brasil, a incubadora ajuda durante a execução da atividade econômica pretendida pela pequena empresa.
Seja como for, se você pretende criar uma empresa e começar um novo negócio, procure uma incubadora de empresas e se informe sobre os procedimentos necessários para conseguir um espaço. Tenha em mente que o processo é árduo e as incubadoras só aceitam empresas que mostrem um projeto viável e que realmente possam dar lucros no futuro. Mesmo assim, não custa sonhar.
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024