Identidade e Imagem Institucional | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Marketing » Identidade e Imagem Institucional

Identidade e Imagem Institucional

9 de maio de 2019

Se você é um empreendedor, tente agora responder essa questão: qual é o DNA da sua empresa? Isso mesmo, o DNA. Aquilo que a define, que a diferencia de outras, aquilo que a destaca.

Identidade Institucional

Toda instituição deve possuir características únicas que a diferenciem do mercado, até para que essas possam competir com as concorrentes que comercializam o mesmo tipo de serviço ou produto. A produção é importante, a venda também. Mas para que isso tudo realmente ocorra, é necessário pensar na definição da identidade e personalidade de sua empresa.Vale destacar também que uma empresa só consegue passar a sua identidade para a comunidade quando ela realmente sabe quem ela é. Faça essa pergunta em relação à sua própria organização. Você sabe quais são os aspectos culturais que a rodeiam? As bases em que se levantou? Os comportamentos cabíveis para os funcionários? Todos esses aspectos são essenciais para que o negócio realmente vá para frente.

A identidade é também aquilo que envolve então as missões, metas e objetivos da empresa, os princípios que segue, os pensamentos e movimentos filosóficos que segue, a cultura da mesma e outros aspectos básicos de condução de empresa.

Com o crescimento constante da internet e o aparecimento cada vez maior de empresas, a identidade das corporações se tornou cada vez mais necessária. Com a concorrência cada vez maior, essa será a única forma capaz de diferenciar sua empresa e fazer com que os clientes optem por ela.

Mas afinal, como o cliente/consumidor irá ter conhecimento sobre a identidade da sua organização? Essa identidade aparece desde a apresentação dos profissionais da empresa, como eles se comportam no atendimento, no portfólio dos produtos oferecidos, na imagem da empresa, no material que é entregue, no ambiente de trabalho e produção e muitos outros.

Todos esses valores são essenciais para que o cliente forme em sua própria cabeça os ideais daquela empresa. Se ela for uma boa empresa, com valores e crenças, certamente o consumidor irá notar isso, pois ela irá passar credibilidade e confiança.

Identidade X Imagem Corporativa

Mas, afinal, qual é a diferença entre imagem e identidade corporativa?

A corporativa é a que tem relação com todos os processos que agregam valores às empresas, como o comportamento, as bases, estímulos culturais e outros. Já a Imagem Corporativa é só uma das vertentes que fazem parte da Identidade Corporativa, mas com destaque de que essa é uma das mais importantes.

Enquanto a identidade corporativa mostra a essência de sua instituição, a imagem corporativa é essencial para trabalhar a sua percepção externa.

Assim, a Imagem Corporativa é criada após os conceitos que são veiculados e percebidos pelos consumidores por meio externo, ou seja, nos meios de comunicação ou relações interpessoais. Essa questão é a responsável por fazer com que a pessoa reconheça os valores da empresa por meio das imagens que são passadas da sua organização: as cores, logotipos, marcas, padrões visuais, cores e diversas outras imagens gráficas são essenciais para fazer com que a pessoa entenda quais são as essências do negócio da sua empresa.