Você está aqui: PromoveFácil » Marketing » Identidade Corporativa

Identidade Corporativa

Atualmente, os valores da empresa são levados muito em conta. Há muito tempo, empresas com bons produtos eram suficientes. Mas, hoje em dia, os consumidores buscam por algo a mais: querem empresas com objetivos, com valores e com metas cabíveis com o próprio comportamento do cliente.

Entenda o que é a Identidade Corporativa

A Identidade Corporativa, ligada às grandes, médias e pequenas instituições, é caracterizada por um conjunto de valores, crenças, características e visões da corporação em questão. Mas, afinal, para que isso? A Identidade Corporativa tem como intenção mostrar seus diferenciais perante os concorrentes que vendem os mesmos tipos de produtos ou serviços.

Vamos dar um exemplo. Você quer matricular o seu filho em uma escolinha. Você irá preferir a que é toda trabalhada em valores, que tem um calendário acadêmico relacionado com aspectos culturais, que valoriza a ideia das crianças, ou uma escola que não tem valores a passar, que não tem visões, que não busca aprimoramentos? A resposta é simples.

 

Sendo assim, a Identidade Corporativa também pode ser chamada da “personalidade de uma empresa”, já que todos esses conceitos irão definir como a empresa é, como ela age, como ela se planeja, como ela trabalha e atua no mercado de trabalho.

 

Níveis básicos para Identidade Corporativa

O primeiro nível básico é em relação à comunicação corporativa, que, como o próprio nome já diz, são todas as etapas de comunicação que ligam as empresas com seu público.

Já a Identidade Visual, segundo nível, é aquilo que faz com que as pessoas lembrem da sua empresa: códigos, símbolos, logotipos e outras marcas visuais da instituição. Vale fazer um parêntese aqui em relação à identidade visual, um dos mais importantes níveis de Identidade Corporativa da empresa, pois muitos são os indivíduos que só lembram de marcas e empresas pelos símbolos, códigos, cores e imagens que colocam no mercado. A identidade visual é praticamente um rosto para a empresa, pois é assim que ela será lembrada. Essas identidades gráficas são capazes de se identificar com o público interno e externo, e aparece muito na mídia e nos portais da internet.

 

O terceiro passo para a Identidade Corporativa consiste no Comportamento Corporativo, que são todas as ações da empresa relacionadas com o mercado em que atua. Nesse nível, é indispensável falar sobre a necessidade de se relacionar também com os stakeholders (indivíduos que influenciam o andamento da empresa, positiva ou negativamente de fora).

Por fim, temos também a Cultura Organizacional, que são as missõ

 

es, crenças e valores seguidos pelos funcionários que atuam nessa empresa, que são defendidos a qualquer custo.

Nos dias de hoje, principalmente depois da invenção e popularização da internet, a

 

criação desses quatro níveis para a sua instituição é cada vez mais importante, pois é dessa forma que ela será não só reconhecida no mercado, mas será também lembrada.

Há de se concluir, então, que a Identidade Corporativa é um dos maiores patrimônios de uma empresa, pois é com esses quatro níveis que a mesma começa a ser fixada na mente dos consumidores, por meio das ações e valores que expõe. A intenção da Identidade Corporativa é passar credibilidade, confiança e segurança ao cliente, que passará a escolher sempre os seus serviços ou produtos.

Fábio Pereira
Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)