Habilidade Conceitual | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Administração » Habilidade Conceitual

Habilidade Conceitual

8 de maio de 2019

A Administração é um ramo dos negócios que envolve diversos tipos de filosofias e métodos para que os negócios sejam levados de forma correta, de maneira que a atividade comercial possa dar lucro e ser rentável para seus investidores. Um bom administrador deve contar com diversas características para que possa exercer sua função, fazendo com que o objetivo da empresa seja alcançado e que sua carreira seja de sucesso.

O administrador, CEO, diretor, gerente ou o controlador da empresa precisa ter algumas habilidades para que suas ações resultem em fatos positivos e concretos dentro da empresa. Ele precisa desenvolver habilidades técnicas, com as quais exerce aquilo que aprendeu em âmbito acadêmico, habilidades humanas, que fazem com que ele saiba gerenciar seus funcionários e tenha um bom relacionamento com todos os clientes, fornecedores, subordinados, entre outros, e a tal da habilidade conceitual.

Mas, afinal, o que é Habilidade Conceitual?

Unindo as duas habilidades anteriores, o gestor de uma empresa precisa ter o controle sobre todas as situações dentro da organização. Para isso, ele se utiliza de uma terceira habilidade, que é a conceitual. Um gestor com habilidade conceitual é aquele que enxerga a organização como um todo, e não dá ênfase em cada setor. Isso significa que, ao se deparar com um problema dentro da empresa, o gestor certamente irá buscar soluções por meio de uma análise de toda a empresa, mesmo se o erro for apenas de um setor específico.

Ter um pensamento criativo para a obtenção de ideias e saber lidar com situações extremamente adversas são características dos gestores que possuem habilidade conceitual. Por isso, na hora de resolver os problemas de sua empresa, este indivíduo terá certa facilidade em desenvolver soluções rápidas e diretas, que não afetem muito o ambiente de trabalho e não provoquem reações adversas em seus funcionários. Aí está, justamente, a necessidade de se unir as duas primeiras habilidades a esta terceira: além de ter que lidar com questões técnicas, o gestor deverá levar em conta as opiniões das pessoas.

A importância de um gestor hábil conceitualmente

Há no mercado de trabalho uma grande quantidade e variedade de administradores com habilidades técnicas ou habilidades humanas. Mas um que consiga aliar as duas habilidades e, ainda por cima, desenvolva a habilidade conceitual é uma pessoa fora de série. Dentro de uma empresa, a capacidade de se resolver e se reinventar o tempo todo para que a empresa permaneça sempre funcionando de forma correta é um fator importantíssimo para o sucesso do empreendimento.

Grandes empresas no mercado buscam profissionais com habilidade conceitual, pois é ela quem diferencia um candidato do outro. Saber se aquele profissional possui realmente um perfil gerencial exige que a empresa descubra se ele possui qualidade para agir sob pressão e sabe criar meios para que os possíveis problemas possam ser enfrentados de igual para igual.

Se você está na seleta lista de profissionais que consegue aliar as três habilidades de forma harmoniosa e qualitativa, você certamente não ficará desempregado em momento algum de sua carreira.