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Gestão do Conhecimento

18 de abril de 2019

O que é?

A gestão do conhecimento vem do termo em inglês Knowledge Management (KM), muito utilizada nas empresas e que engloba diversos outros setores, como marketing, sistemas de informação, economia, psicologia, planejamento de organização e outras. Trata-se de uma das estratégias empregadas visando o crescimento da instituição, com base na valorização do capital intelectual, ou seja, do conhecimento de cada colaborador.

No mundo de hoje, a competitividade está cada vez maior em qualquer segmento do mercado, devido a isso, qualquer diferencial de uma empresa pode ser o ponto crucial para colocá-la à frente da concorrência. Já não existe mais o tempo em que o automatismo operacional era o suficiente, nos dias atuais, é necessário investir no raciocínio, na inteligência da empresa.

Quem trabalha com a gestão do conhecimento está otimizando o desempenho de uma empresa a partir das trocas de informações e conhecimento entre os colaboradores, de maneira sistemática, organizada e planejada especificamente para trazer resultados. Trata-se de deixar de focar apenas em máquinas e aproveitar as características exclusivamente próprias do ser humano para aumentar o faturamento e melhorar o posicionamento de mercado.

Investir em tecnologias de informação e comunicação também é um aspecto importante. Afinal de contas, o conhecimento pode ser compreendido como uma informação contextualizada, analisada criticamente, sobre a qual se refletiu, por isso, ela é fundamental. E o compartilhamento deste conhecimento obtido só se dá por meio da comunicação.

Todos os níveis de conhecimento são aproveitados por esse tipo de gestão, ou seja, o entendimento desde os processos que ocorrem internamente até a cabeça dos consumidores. Trata-se de extrair todo o potencial possível dos recursos intangíveis (isto é, aqueles que não são palpáveis, no caso, o próprio raciocínio humano e capacidade de produzir conhecimento).

Aplicar a gestão de conhecimento dentro de uma empresa não é tão simples, pois consiste em levar uma nova forma de abordagem e de trabalho, o que demanda investimentos e o rompimento com os conceitos já estabelecidos, por isso, muitas ainda resistem e preservam o modo automático de agir.

Vantagens

Porém, as instituições que decidem apostar nesse novo modelo, acabam tendo muitas vantagens. Com o conhecimento, conseguem satisfazer melhor os clientes, aperfeiçoar o funcionamento de todos os setores da empresa, tornar as operações internas mais fluidas. Além disso, a partir do momento que se estimula o uso da criatividade de cada colaborador, ele passa a perceber melhor sua importância e se doar mais ao exercício da função profissional.

Empresas que pensam são as únicas capazes de trazer inovação, palavra-chave que o mercado vem solicitando. Os problemas são resolvidos de maneira mais rápida, assim que surgem e a possibilidade de falência cai drasticamente.

A gestão do conhecimento é, sem dúvida, uma tendência do ramo empresarial, pois em pouco tempo as instituições que não a adotam simplesmente não terão mais espaço e nem recursos para competir com as demais. O investimento nesta área traz resultados garantidos, a curto, médio e longo prazo, e deve se tornar elemento fundamental da própria cultura organizacional, não apenas estratégia.

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