Você está aqui: PromoveFácil » Tecnologia » Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da tecnologia da informação

A gestão da tecnologia da informação é a reunião dos projetos e atividades criados geralmente através de meios ligados à computação, com o objetivo de colocar lado a lado a TI (Tecnologia da Informação) com a estratégia do plano de negócios. Esse conjunto de atividades consiste na implementação e na administração dos sistemas de informação das organizações.

O profissional especializado em gestão da tecnologia da informação tem várias funções como: avaliar os sistemas informatizados, o banco de dados e a segurança desses dados; executar os sistemas automatizados na administração da informação; estabelecer estratégias para o correto uso da informática, com o intuito de assegurar o máximo desempenho de cada uma das divisões da empresa. O gestor de tecnologia da informação ainda identifica os problemas do sistema; corrige as disfunções da rede de computadores e seleciona os melhores projetos de informática que deveriam ser utilizados pela companhia.

Com a maior informatização na internet e o advento de novas tecnologias, é cada vez mais necessário para as empresas contar com gestores de tecnologia da informação. Também chamado de tecnólogo, o profissional desta área pode encontrar um mercado em crescimento nesta área, já que as empresas estão procurando especialistas completos, que tenham conhecimento em gerenciamento de informação, banco de dados e redes, além de criação de novos sistemas de informação.

Os tecnólogos podem atuar em várias áreas como: empreendedor na solução das disfunções das estruturas de tecnologia da informação, contratado em grandes e médias empresas de quaisquer segmentos ou gerente de infraestrutura de tecnologia da informação.

Cursos de gestão da tecnologia de informação estão disponíveis nas universidades

Atualmente, são várias as universidades públicas e particulares que já têm disponibilizado os cursos de gestão de tecnologia da informação. Neste tipo de curso, o estudante desenvolve habilidades e capacidades para exercer a profissão no expansivo e concorrido mercado de trabalho. Em geral, esses cursos focam nas características administrativas da tecnologia da informação das empresas, na metodologia e nos processos de gerenciamento, contendo uma visão empresarial estratégica e a utilização dos sistemas de TI. Alguns deles são focados na segurança dos dados, enquanto outros se dedicam mais à criação de novos softwares ou em resolução de problemas específicos para cada setor de uma empresa.

Mercados de softwares e novas tecnologias tendem a crescer no Brasil nos próximos anos

No Brasil, por exemplo, o governo federal garantiu, em agosto do ano passado, que investirá cerca de 500 milhões de reais no mercado de softwares e na indústria tecnológica. Com isso, certamente haverá uma procura maior por este tipo de profissional nos próximos anos por parte das grandes e médias empresas.

De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), entre os anos de 2009 e 2012, o maior número de postos de trabalho que abriram para pessoas com diploma Técnico ou de Ensino Superior são da área de Tecnologia da Informação. Foram mais de 300 mil oportunidades de emprego, sendo que 16% disso são de TI, segundo o que foi divulgado em julho de 2013.

Fábio Pereira
Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)