Gerenciamento de Demanda
Sem compromisso?
Mais do que nunca, hoje é feio não dizer para os amigos, familiares e colegas de trabalho que o dia está corrido, que não se tem tempo de fazer determinadas coisas. Dizer que o trabalho é tranquilo, que as tarefas são realizadas relativamente de maneira fácil, ou então confessar que não se está cansado em uma segunda-feira pela manhã pode ser o primeiro passo para que seus amigos comecem a olhar com um jeito estranho para você.
Olham estranhos porque partem do pressuposto de que não é possível que todas as tarefas tenham sido realizadas sem a necessidade de fazer hora extra no escritório. Os valores expostos aqui estão bastante invertidos. Hoje, para uma pessoa conseguir dar conta de fazer suas tarefas do dia a dia não só no trabalho, mas também em casa, não é necessário que se tenha nenhum tipo de super poder, mas sim é necessário que se tenha senso de organização e praticidade máxima. Saber que organizar e arrumar tudo que for possível para adiantar as tarefas do dia seguinte, resolver os problemas na hora sem postergar, ou conversar com os colegas de trabalho sobre alguma demanda, ao invés de mandar um e-mail, são atitudes totalmente básicas para que se obtenha melhor aproveitamento das horas diárias, porém, são atitudes que não são praticadas por muitas pessoas.
Acordar cedo e preparar o café da manhã antes de ir trabalhar e ainda conseguir chegar ao escritório no horário combinado na hora da contratação é considerado um diferencial, mas não deveria. Cumprir com as obrigações com excelência e ter uma hora para organizar o dia seguinte também, não é nada anormal, mas as atenções estão tão dispersas nas atividades que são realizadas diariamente, que qualquer pessoa que saiba como gerenciar suas demandas, é considerada mais esperta ou mais preguiçosa – geralmente é a segunda opção. O pior é que algumas empresas colocam no controle gestores que não sabem gerir. Não sabem gerir nem seu próprio tempo e suas demandas, como poderiam saber gerir pessoas?
Organizando as horas
Saber organizar as demandas e dar conta de todas depende muito do estilo de cada pessoa em se propor a melhorar sua rotina consideravelmente. Considerando que acordar uma hora mais cedo pode ser o que irá mudar todo o resto do dia de maneira positiva, pode ser uma das atitudes a serem tomadas para saber lidar e gerenciar melhor as demandas em geral. Portanto, o primeiro passo para gerenciar demandas, é lista-las em um papel para que horários de início e de finalização para cada tarefa sejam definidos. Isso vai permitir que limites sejam estabelecidos para que não se passe muito tempo em cima de uma tarefa que não exigia tanto tempo assim. Depois, conferir cada tarefa também faz com que retrabalhos sejam desnecessários e que os mesmos não sejam gerados, de maneira que não comprometam as atividades do dia seguinte. Planejar o dia seguinte é uma ótima ideia! Chegar ao trabalho ou começar com as atividades domésticas já sabendo o que deve ser feito faz muita diferença e melhora muito o resultado das atividades. A chave para que o gerenciamento de demandas seja conquistado, portanto é: mudança de hábitos.
- Dicas de Liderança para Empreendedores: Inspire sua Equipe - 4 de novembro de 2024
- Como Implementar um Atendimento ao Cliente de Excelência - 4 de novembro de 2024
- O Poder do Marketing de Conteúdo em 2025 - 30 de outubro de 2024