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Gerenciamento de Crises

11 de abril de 2019

Quando nem tudo dá certo…

Em casa ou no trabalho, todo mundo precisa mudar um pouco a atitude quando algo não sai como o esperado. Na empresa, quando você se dedica, mas não é reconhecido, qualquer tipo de conversa na cozinha pode se tornar um grande problema em seu dia, algo insuportável, ou que pode estragar com o final de semana no caso de ser sexta-feira. Exagero? Depende da educação da pessoa. Isso pode parecer muito pouco para despertar em qualquer pessoa ataques de raiva e falta de educação principalmente – que inclui gritar com os colegas de trabalho ou até com o chefe, bater o mouse na mesa, desligar o monitor e ir para qualquer lugar do escritório batendo os pés com força no chão. Se for para contabilizar o nível de desapontamento dos chefes com seus funcionários no dia a dia, talvez os resultados possam não ser dos mais agradáveis… As crises acontecem, não tem jeito. Mesmo que o desentendimento não seja entre as pessoas do escritório, os clientes vão dar um jeito de mostrar que nem tudo é perfeito, e é nesse momento que os homens se diferenciam dos meninos. Os homens, mantém sua postura e procuram rapidamente uma maneira de solucionar o problema, sendo essa sua responsabilidade ou não. Os meninos vão buscar um culpado, provavelmente em voz alta e apontando para qualquer pessoa que não sejam eles mesmos. A metáfora serve para homens, mulheres, que estejam em qualquer nível hierárquico da empresa.

Entenda com o escopo do texto como gerenciar crises

Saber como reagir em um momento de crise, em primeira estância, é algo que se constrói durante toda a vida, quando ainda se é criança e leva uma bronca do pai ou da mãe por ter feito algo errado, saber respeitar essas pessoas acima de tudo, mesmo que se queira discutir ou jogar tudo para o alto, é algo que ou se tem, ou não tem. Não há meio termo quando o assunto é bons modos.

Gerenciamento de crises

O primeiro passo para gerenciar e superar uma crise, aconteça ela no trabalho ou em qualquer outra situação, é manter a calma e tratar todos os envolvidos com respeito, calma e educação. Só essa atitude fará com que a equipe sinta a transmissão desse tratamento e consequentemente, consigam agir da mesma forma.

Tendo a educação e respeito garantidos, o segundo passo, é – independente de seu cargo na empresa – estudar e observar como acontecem os relacionamentos interpessoais. Independente de qual seja a crise, ela só será superada por pessoas, portanto, é esse o foco da conversa toda. Ler sobre o assunto, ver filmes e conversar sobre como se relacionar em qualquer ambiente de forma amigável e respeitosa, com certeza farão com que os problemas sejam obstáculos a serem superados com sabedoria e determinação, ao mesmo tempo em que o trabalho em equipe será essencial: quanto mais pessoas envolvidas em solucionar um problema, mais rapidamente isso irá acontecer. Portanto, para gerenciar qualquer crise, é necessário que haja parceria, respeito e concentração. Estudar a gestão como um geral e ler sobre o assunto são bônus que podem ser observados em pessoas empenhadas em melhorar ainda mais o modo como se relacionam.