Estruturação dos Processos de Capacitação e Treinamento | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Estruturação dos Processos de Capacitação e Treinamento

Estruturação dos Processos de Capacitação e Treinamento

4 de abril de 2019

O que é?

Dentro das empresas, os processos de capacitação e treinamento são utilizados de forma bastante corriqueira, com o objetivo de aprimorar o trabalho dos colaboradores especificamente dentro daquela instituição. Quando o indivíduo entra para trabalhar em uma empresa, ele tem os conhecimentos prévios que foram exigidos para sua admissão, no entanto, cada organização tem um perfil diferente e, portanto, vai esperar do funcionário um trabalho específico. Essa é a importância da capacitação, ou seja, será responsável por fazer com que o colaborador se adéqüe dentro da função que exerce.

O treinamento de pessoas também é bastante comum, sobretudo por meio das palestras e dinâmicas de motivação, que visam desenvolver não apenas as características profissionais, mas também as pessoais de cada um. Obviamente, isso também interfere no trabalho, pois ao se sentir mais motivado, com metas estabelecidas, objetivos a que quer chegar, o indivíduo tende a levar isso também para o campo do trabalho, exercitando melhor sua função

A capacitação e o treinamento podem ser feitos tanto por colaboradores da própria instituição quanto por empresas terceirizadas, especializadas nesse setor, que é o mais comum. São procedimentos que trazem retornos palpáveis para os gestores, uma vez que aprimoram as atividades dos trabalhadores, e também dão à organização um status de responsabilidade, pois ela demonstra preocupação com o bem-estar coletivo.

Estruturação dos processos

Capacitação e treinamento só funcionam quando são tratados com seriedade, ou seja, quando são bem organizados e pensados para trazerem os resultados pretendidos. Todo o procedimento de aprendizagem corporativa, ou seja, que se dá dentro da empresa, deve ser pensado de acordo com as bases da andragogia, ou seja, da educação para adultos.

Formar pessoas que já estão na fase adulta, que já têm suas opiniões, princípios e valores bem estabelecidos, vai ser diferente de ensinar para crianças que estão em fase de formação. Por isso, a capacitação e treinamento empresarial devem obedecer a alguns requisitos, como por exemplo: orientação para a necessidade (o adulto precisa compreender o motivo e a utilidade daquilo que está aprendendo); autoconceito (o adulto deve ser visto como alguém responsável pela tomada das próprias decisões); experiência (desenvolver o ensino a partir das experiências de vida dos aprendizes).

A estrutura geral dos processos de capacitação e treinamento também se modificou ao longo do tempo, seguindo as teorias do educador e teórico Paulo Freire. Percebeu-se que de nada adianta tentar formar bons funcionários apenas com o foco nos resultados em si, pois acaba se tornando algo mecânico. O adulto costuma estar mais disposto a aprender, por livre e espontânea vontade, este é um dos pilares da andragogia, que deve ser aproveitado.

O incentivo à aprendizagem dentro de uma empresa é fundamental no mercado competitivo em que se vive atualmente. Ter funcionários que têm o conhecimento em relação ao que estão fazendo e à missão da empresa como um todo, colaboradores que não trabalham apenas dentro do automatismo, pode ser um grande diferencial, inclusive para a redução de custos e o aumento do faturamento da organização.