Ergonomia Cognitiva
Ergonomia Cognitiva
Dentro da rotina diária das organizações temos vários tipos de conflitos e problemas de diferentes níveis de complexidade. A resolução dessas situações depende de uma gestão adequada e de um tratamento individualizado para problemas que envolvam colaboradores, processos, equipamentos e tecnologia.
Diante desse cenário, temos a ergonomia cognitiva, que envolve vários processos mentais na resolução de conflitos. Isso envolve a percepção, a memória, o raciocínio e a resposta motora.
Todas as questões da ergonomia cognitiva envolvem interações entre seres humanos e elementos de um sistema de produção. O cenário da aplicação da ergonomia cognitiva ajuda na tomada de decisões, no desempenho especializado, na carga de trabalho, no processo mental que envolve a jornada de atividades, na interação do homem com as máquinas e no controle do estresse no ambiente de trabalho.
A ergonomia cognitiva é um tipo de engenharia psicológica. Ela está relacionada com todos os processos mentais que possam impactar na gestão de um negócio.
A Ergonomia Cognitiva é um ramo importante da ergonomia. Essa área envolve todos os fatores que influenciam as habilidades e as limitações cognitivas humanas na relação com as máquinas, as atividades desempenhadas e no ambiente de trabalho.
Assim, podemos definir a ergonomia cognitiva como a área que envolve os processos perceptivos, mental e de motricidade. A ergonomia estuda a forma como as pessoas pensam e processam as informações que envolvem os processos de produção.
Aplicação da ergonomia cognitiva
Muitas empresas têm avaliado a ergonomia cognitiva para melhorar a gestão de seus negócios e para garantir o bom desempenho dos colaboradores. A ergonomia cognitiva avalia a carga mental de trabalho, a vigilância, o desempenho, a tomada de decisão, o erro humano e o treinamento para a realização de atividades.
A Ergonomia Cognitiva é aplicada com o objetivo de articular todos os processos cognitivos na resolução de problemas organizacionais. Essa área envolve todos os processos cognitivos que estejam relacionados a processos decisórios.
Todos os processos cognitivos analisam ações, gestos, comunicações e interferências na gestão empresarial. A aplicação da ergonomia cognitiva contribui para o desenvolvimento temporal das atividades e para a tomada de decisões em todos os níveis da organização.
Importância da ergonomia cognitiva
A ergonomia cognitiva é desempenhada pelo ergonomista, profissional que busca todas as informações emitidas por funcionários e colaboradores. Essas informações ajudam a entender diferentes formas de comportamento, seja pela verbalização ou por ações.
Com essas informações é possível montar um quadro cognitivo sobre cada pessoa. Com esse quadro de informações fica mais fácil adotar posicionamentos e tomar decisões de ajustes comportamentais.
A ergonomia cognitiva permite uma conexão entre a atividade e as estratégias operatórias. O processo contribui para o desenvolvimento humano e ajuda na tomada de decisões e na resolução de problemas.
Atualmente, grande parte das empresas tem empregado questões e processos que potencializam o uso da ergonomia cognitiva no desenvolvimento dos processos produtivos. A área tem se tornado cada vez mais popular e relevante no cenário empresarial e tem ajudado na resolução de muitos problemas que envolvem os recursos humanos, técnicos e operacionais.
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024