Você está aqui: PromoveFácil » Marketing » Empresas e Marketing

Empresas e Marketing

O Marketing e sua importância

Muitas empresas contam com um setor especializado em marketing, faculdades e pós-graduações estão cheias de alunos querendo se especializar no assunto e também muitos livros e publicações são divulgados falando sobre a importância de tal tema.

A importância de entender quais são as melhores maneiras de aproximar a percepção de valor pelo cliente sobre produtos e serviços ofertados por empresas, e a distância entre saber realmente o que o cliente quer e o que a empresa pode oferecer para suprir essa necessidade da melhor maneira possível é consideravelmente grande.

O estudo do marketing é feito pelos profissionais que hoje estão como responsáveis pela comunicação. A melhor maneira das empresas fazerem sua comunicação é motivo de muitas discussões entre professores e alunos na hora de entender quais são as reais necessidades já existentes por parte do consumidor e também quais são as necessidades que esse setor cria para conquistar novos clientes.

Muitas empresas e setores de marketing partem do pressuposto que os clientes podem ser segmentados de maneiras já estabelecidas e também de que cada grupo de clientes se comporta de determinada maneira. Até algum tempo atrás, isso tudo era verdade, mas o cenário do consumidor mudou, assim como o mundo. O ambiente digital é um novo terreno a ser desbravado e conta com profissionais que buscam entender como se comportam as pessoas que estão por trás de um monitor querendo realizar compras, compartilhar experiências de tais compras com amigos e conhecidos, e também obterem as melhores condições de pagamento e atendimento.

Inovação

A comunicação não é nem um termo, nem uma prática atual, porém, as maneiras de se fazer comunicação sofreram um salto considerável em comparação com o que era feito antigamente. E por antigamente, pode ser citado apenas alguns anos passados. Hoje, o consumidor tem muito mais liberdade e novas maneiras de se fazer entender para as empresas, de forma que o valor percebido por ele passa por variáveis que ainda precisam ser desmistificadas pelos profissionais de marketing.

As responsabilidades dos profissionais de marketing passam pelo conhecimento do comportamento do consumidor e estratégias para utilizar essa informação de maneira que novas práticas alcancem novas maneiras de trazer receita para a empresa e, ao mesmo tempo, conquistar clientes que se mantenham leais; passam também pela responsabilidade de se inteirar sobre questões financeiras e verbas disponíveis para cada setor, para que, assim, possam ser definidos investimentos em comunicação geral; criar campanhas e encontrar maneiras criativas de veiculá-las; interagir com o time de criação e design para que as campanhas realmente tenham a cara da empresa e da proposta que foi oferecida para cada ação… Em resumo, interagir com todas as equipes da melhor maneira, mantendo um relacionamento próximo e com o objetivo comum de fazer com que as vendas sejam feitas, com que os consumidores não só fiquem satisfeitos com a experiência de compra, mas também falem bem sobre essa experiência e, é claro, os empresários também devem ficar satisfeitos com a imagem que sua empresa está passando para todo o mercado e os consumidores no geral. Os desafios são muitos, mas a recompensa vale a pena sempre.

Fábio Pereira
Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)