Empresas Brasileiras na Globalização
Museu de novidades
A globalização foi um termo bastante utilizado nas salas de aula para definir a movimentação de inclusão de vários países, que antes não eram considerados na lista dos países mais desenvolvidos e que passaram a se desenvolver de maneira equiparada aqueles que já ocupavam essa posição.
O Brasil passou a fazer parte de assuntos que envolviam a globalização, que significa a democratização da informação, de novas maneiras de empreender, crescimento econômico, engajamento político e toda uma nova maneira de participar da evolução mundial.
A globalização trouxe ao Brasil a possibilidade de participar de vários setores onde antes sequer existiam para os brasileiros. Várias empresas de grande porte começaram a ter suas operações em cidades brasileiras: Dell, Microsoft, Apple, Facebook, Google e várias outras empresas abriram escritórios que possibilitaram a entrada de profissionais brasileiros na grande roda da economia mundial, com o objetivo de proporcionar a esses trabalhadores uma carreira que tenha, além de tudo o que uma empresa normalmente oferece, a possibilidade de trabalhar em um sistema de multinacional, que oferece crescimentos exclusivos.
As empresas na era da globalização
Além do surgimento de várias empresas em território brasileiro, as próprias empresas que já estavam consolidadas no país passaram a ter acesso a novas tecnologias e novas maneiras de desenvolverem seus negócios no dia a dia. Os profissionais dessas empresas também observaram novas maneiras de agiram em suas rotinas, de maneira que a informação passou a ser mais democratizada.
A internet, com certeza, é um marco histórico na globalização, já que ela significa uma nova maneira de comunicação e busca de informações. A internet passou a permitir que pessoas se comunicassem independente do lugar em que elas estivessem e, a chegada da banda larga, com todos os computadores permanecendo conectados à internet, foi o passo que faltava para que as pessoas pudessem, além da comunicação, criar novas maneiras de buscar crescimento não só profissionalmente falando, mas também novos acessos começaram a ser criados para conteúdos que antes eram inacessíveis para o público geral.
Um exemplo bastante prático sobre a globalização e democratização de conteúdo em geral é o caso das revistas. Hoje, é possível acessar notícias e revistas em geral através da internet, de forma gratuita ou a partir de uma assinatura mensal. Antes, as revistas tinham alto custo e quando as pessoas assinavam a entrega de qualquer publicação, já que gastos com a logística e a entrega eram embutidos no valor da revista. Hoje, é possível ter acesso à mesma informação de diferentes maneiras.
Eventos também podem ser acompanhados ao vivo, como shows, palestras e eventos em geral são transmitidos via streaming, que podem ser vistos em tempo real. Exemplo disso é o São Paulo Fashion Week, evento de moda que reúne os maiores especialistas desse setor no Brasil. Hoje, existe um espaço criado especialmente para jornalistas e pessoas responsáveis por fazer a cobertura do evento através de textos, vídeos e fotografias – e todo esse conteúdo pode ser acessado por pessoas no mundo inteiro, por meio da internet.
- A Nova Era do Marketing de Influência - 3 de outubro de 2024
- Como Criar Estratégias de Marketing que Vendem - 3 de outubro de 2024
- A Fórmula Secreta para um SEO Eficiente - 1 de outubro de 2024