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Empresa Virtual

27 de março de 2019

Vendendo na internet

O Brasil é hoje um dos mais bem colocados no ranking que mede o engajamento dos consumidores com a possibilidade de comprar vários tipos de produtos e serviços através da internet. O surgimento de novas lojas, produtos e serviços que estão sendo disponibilizados faz com que a credibilidade do sistema de vendas online esteja em alta e faz com que as pessoas confiem em poder utilizar seus cartões de crédito para conseguirem realizar compras e recebê-las em casa.

O ambiente digital está sendo desbravado a cada dia. As novas técnicas para fazer com que as empresas fiquem melhor posicionadas e possam oferecer a seus clientes experiências de compra cada vez mais personalizadas e únicas. Com isso, o comércio e o setor de serviços em geral sofrem mudanças consideráveis, já que devem se adequar ao mercado e também ao ambiente offline.

Para uma operação online dar certo, além de entender sobre o produto ou serviço que será vendido, é necessário que seja feito todo um novo estudo que considere as novas variáveis que fazem com que o sucesso seja alcançado ou não.

Existem, é claro, técnicas e maneiras de fazer com que um site fique melhor posicionado por algum sistema de buscas ou, então, maneiras que fazem com que o sistema personalize o atendimento de acordo com cada tipo de cliente. Porém, por trás do monitor, há que se considerar pessoas que realmente tenham estudado e praticado os métodos de venda online. Quando se considera o ambiente digital, as pessoas sabem que o comportamento do consumidor muda bastante. Na internet, é possível fazer diversas pesquisas de preço, de satisfação dos outros consumidores e também de novas práticas de divulgação.

Reinventando

Considerando todas as maneiras possíveis de se fazer pagamentos, comunicação, comércio e vários outros fatores através da internet, há de se considerar métodos totalmente novos, para que os clientes possam ser conquistados também de modos diferentes.

O desafio da venda online está não só em conhecer o novo comportamento do consumidor, mas também em conhecer as práticas e métodos que já foram criados para que estes possam ser modificados e adequados ao novo negócio. Isso pode ser feito através de pesquisas, registros, e outras maneiras de se buscar um histórico para descobrir o engajamento do cliente com os novos métodos desenvolvidos pelas empresas.

Por trás de qualquer operação online, existe uma empresa desenvolvida para atender somente à operação online. Muitas empresas optam por contratar uma agência que ofereça todos os serviços (atendimento, criação de artes, marketing, logística, etc.). Porém, a tendência é que cada empresa possa ter seus próprios funcionários ou, então, criar um novo espaço dentro da empresa para que a comunicação fique alinhada e, principalmente, os valores da empresa possam ser passados também através da internet. O atendimento e tudo o que foi conquistado em uma loja física podem e devem ser passados para o e-commerce. Profissionais estão se capacitando em entender o cliente através de estudos de marketing digital e outras funções importantes às operações online.

Fábio Pereira