Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Empreendedorismo por Oportunidade

Empreendedorismo por Oportunidade

Dono de seu próprio negócio

O Brasil nunca esteve com as portas tão abertas ao empreendedorismo. A nova geração de profissionais já mudou bastante o cenário que se observava há alguns anos, de maneira que atualmente o que mais importa já não é mais somente estar em uma empresa que ofereça estabilidade financeira e segurança de um emprego praticamente garantido, como aconteceu com os pais ou avós desses novos profissionais, por exemplo. A geração que está dominando o mercado de trabalho cresceu com a possibilidade de ser o que quiser. Os pais dessas crianças os incentivaram a estudar o que quisessem e também até hoje os incentivam a trabalhar com algo pelo que sejam realmente apaixonados. Dizem essa ser a única maneira de realmente prosperar nos negócios e ainda assim se manter satisfeito, sempre buscando novos desafios e novas maneiras de se reinventar.

Sobre o comportamento dos novos profissionais, observa-se uma grande movimentação de projetos inovadores e novas maneiras de executar funções antigas de maneira muito mais simplificada e eficiente. A briga dos novos integrantes do mercado de trabalho é por atualizar o modo como se faz negócios. Já que o mundo mudou tanto, outros antigos processos e maneiras de se fazer as atividades rotineiras devem acompanhar a evolução tanto do mundo como um todo, quanto das pessoas que nele vivem. Perceber a necessidade de preparar os novos profissionais para conseguirem fazer suas mudanças de maneira que o faturamento permaneça o mesmo ou ainda aumente é um dos desafios de quem já está na estrada do mercado de trabalho há alguns anos e apresenta certa resistência a essas mudanças.

Identificando oportunidades

A maioria das novas maneiras de atuar no mercado de trabalho, assim como criar novas empresas, vem da identificação de oportunidades e necessidades que ainda não foram supridas. Os empresários, que têm suas idades cada vez menores, acabam conquistando o mercado através da simplicidade com a qual observam necessidades de seus futuros consumidores.

Atualmente, um garoto queria usar uma gravata borboleta em alguma festa e não conseguiu encontrar nenhum modelo que o agradasse, a resposta parecia óbvia: é necessário que ele mesmo crie sua gravata borboleta. Foi até uma loja de tecidos, comprou um retalho, e fez sua própria gravata, que foi elogiada por muitos convidados da festa em que ele foi. Encomendas começaram a surgir e, daí, nasceu um novo empresário.

Independente da idade ou da geração, a sociedade ainda observa muitas falhas em algumas de suas atitudes e ferramentas que são utilizadas no dia a dia. Essas falhas são observadas com atenção por alguns, e se tornam verdadeiras oportunidades de se fazer negócios e conseguir conquistar o mercado de trabalho de maneira que a satisfação do novo empreendedor é o combustível para que novos produtos e novas soluções sejam criados. A paixão é, então, o principal ingrediente para conseguir alcançar novos objetivos e fazer deles grandes oportunidades de construir novos caminhos para antigas atitudes. O empreendedorismo não tem idade certa e nem receita pronta, tem é a possibilidade de criações inusitadas e espaço para muita criação!

Fábio Pereira
Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)