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Empreendedor

23 de março de 2019

Muitas pessoas sonham em abrir o próprio negócio e serem donas do próprio nariz, como se diz popularmente. A parte glamourosa é sempre muito desejada, mas junto com ela vem trabalho árduo e muita responsabilidade.

Ser empreendedor é muito mais do que ter espírito de liderança e levar a frente uma empresa. Alguém que queira ter sucesso nesse sentido tem que estar sempre um passo à frente, se capacitando e acompanhando as tendências do mercado para não ficar para trás.

Antes mesmo de abrir as portas do próprio negócio, é necessário fazer uma ampla pesquisa de mercado, conhecer seus principais concorrentes e buscar seu nicho de mercado, ou seja, algum diferencial que torne a empresa ainda mais atraente do que as concorrentes.

Depois disso, é necessário aprender conceitos de administração ou escolher pessoas certas para ajudar a alocar os recursos da empresa em três pontos: em recursos humanos, financeiros e materiais. Existem pessoas que conseguem organizar-se sozinha, mas é mais prudente contar com um funcionário de confiança nessas áreas ou terceirizar o serviço. Assim, o empreendedor terá mais tempo e dedicação no que ele faz de melhor, que é o foco da empresa.

Outras características pessoais também são importantes e ajudam no sucesso do negócio, que são:

– Perseverança: as dificuldades vão surgir antes das conquistas. Mas o bom empreendedor não pode desistir tão cedo, senão perderá a melhor parte de sua empresa, que será seu desenvolvimento.

– Iniciativa: entre de cabeça em seu mercado, busque oportunidades de crescimento e parcerias para que a empresa torne-se indispensável.

– Coragem: corra riscos, teste os limites da empresa. Às vezes, isso representa pegar um grande pedido, o qual você ainda não sabe se sua empresa dará conta. Se você não tentar, dificilmente saberá se poderia ter sucesso.

– Bom planejador: quem planeja consegue se antecipar às dificuldades e consegue corrigir eventuais erros de trajeto que podem vir a acontecer, além de ter mais segurança para conseguir visualizar oportunidades.

– Qualidade: em qualquer empresa, seja de pequeno ou grande porte, os recursos devem ser bem aproveitados. Independente do tamanho da empresa, se ela tem qualidade será lembrada e bem recomendada a novos clientes.

– Networking: é importante começar a criar uma boa rede de contatos e parcerias. Participe de eventos e feiras do setor, assim você poderá conhecer novos fornecedores com material mais em conta ou possíveis clientes. Conversar com quem já tem mais experiência no mesmo ramo pode ajudar a trazer novas ideias e oxigenar a sua empresa.

– Liderança: o empreendedor precisa ser uma referência aos colaboradores, clientes e todo tipo de pessoas que tenham contato com a empresa. Ele precisa, ao mesmo tempo, ouvir sugestões de todos os lados, saber se motivar e estimular toda a equipe, para conseguir conquistar pessoas comprometidas com seu negócio.

A formação de um empreendedor é tão importante que atualmente tem se pensado em implantar nas escolas esta capacitação, ensinando princípios de administração. Além das qualidades inatas do empreendedor, ainda existem muitas capacidades que podem ser treinadas e melhoradas com treinamento.