Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Eficiência e Eficácia

Eficiência e Eficácia

Eficiência e eficácia

Apesar de serem palavras similares, eficiência e eficácia são conceitos distintos. A eficiência mira o resultado de um processo, enquanto a eficácia é o ato de fazer bem feito esse resultado, de maneira rápida, sem ruídos ou efeitos colaterais. Enquanto a eficiência significa fazer certo alguma coisa, a eficácia significa fazer alguma coisa certa.

Além dessas definições, a eficiência e a eficácia podem ser diferenciadas através de algumas perguntas. A eficiência explica como fazer algo, e a eficácia, por sua vez, o que fazer e em que caminho seguir para se alcançar o objetivo preestabelecido.

A eficácia é quando os resultados conseguem satisfazer os desejos e as necessidades do ambiente, se preocupando com os fins. Já a eficiência é quando se produz o máximo possível com o mínimo de recursos, ou seja, é o melhor cenário possível, com menos gastos e desperdícios, e mais lucros, por exemplo. Escolher é o ato relacionado à eficácia, e a partir dessa escolha, a produtividade resulta em eficiência.

Tática e eficácia são relacionadas, já que é a tática que busca a eficácia, ou seja, o resultado perfeito. Dentro de uma empresa, a tática é o processo de operações É a parte mais importante, pois é a partir dela que se faz a estratégia para se alcançar o objetivo. A eficácia está ligada ao nível gerencial, próximo ao estratégico. A eficiência, por sua vez, está relacionada ao nível operacional do processo, que visa fazer as operações com um menor número de recursos, menos dinheiro, menos mão de obra, menos matéria-prima, e em curto período.

Numa empresa, o funcionário precisa ser sempre eficiente, mas para isso, é necessário que ele tenha ações eficazes, atingindo os resultados por completo. Um funcionário considerado eficiente é aquele que pega as peças certas para resolver o problema, enquanto o eficaz é aquele que descobre onde está o problema e o soluciona.

As metas obtidas e o grau de satisfação são medidos pela eficácia, tendo em vista os resultados alcançados. Os resultados e a satisfação são proporcionais à eficácia da tarefa. Se o objetivo for alcançado em plenitude de acordo com aquilo que estava instituído, haverá a eficácia.

Eficiência e eficácia são temas debatidos nas empresas nos dias atuais

Eficiência e eficácia não são relacionadas apenas às atitudes dos funcionários de uma empresa, mas também às atitudes da organização e produção dessa empresa, garantindo a sua imagem e sua marca no mercado. Ambas as palavras têm ganhado destaque nas ações organizacionais.

Outro termo que pode ser confundido com eficiência e eficácia é a efetividade. Este conceito é em alusão aos benefícios pertencentes à empresa das ações feitas de forma certa, o que resulta em maior competitividade da empresa diante de seus principais concorrentes.

Empresas buscam ‘meio-termo’ entre eficiência e eficácia

Atualmente, as empresas miram o equilíbrio entre profissionais eficazes e eficientes. Para as organizações não basta ter eficiência, se não houver o resultado esperado, ou garantir os resultados, mas com atraso, gastos e mão de obra em excesso, dentre outros.

Fábio Pereira
Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)