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Educação Corporativa

Educação corporativa

A educação corporativa é entendida como uma atividade direcionada de gestão de pessoas e do conhecimento da empresa, e é orientada pelas estratégias da empresa a longo prazo. É o treinamento ou busca pela qualificação de mão de obra. Ela pode ser definida como a articulação de todas as competências, individuais e gerais da organização, que resulta no surgimento de novas competências relacionadas às estratégias da empresa, que se tornam, por sua vez, mais competitivas.

O objetivo da educação corporativa é criar uma cultura dentro da empresa, de aprendizagem, para que não só os funcionários, mas também os fornecedores e clientes possam se tornar ‘educados’ com o objetivo de obedecer às etapas estratégicas da organização. Como o governo é incapaz de qualificar a mão de obra, a corporação traz para si a responsabilidade de ensinar e adequar essa mão de obra.

Esse ensinamento pode ser tanto presencial, como virtual ou também semipresencial, através de palestras e cursos subsidiados pelos donos da empresa. O ideal é que se estabeleça um foco baseado no plano de carreira do funcionário, que aproveitará os cursos e palestras ao máximo para acumular o maior conhecimento possível, a fim de buscar as melhores colocações dentro de sua empresa, com um autodesenvolvimento intelectual.

A ideia das empresas é disseminar a cultura criada dentro de uma corporação, tendo como ponto de partida os próprios funcionários, para que os novos contratados possam entendê-la o mais rápido possível, através das experiências cotidianas, eventos organizacionais, comemorações, etc.

Dentro do ambiente organizacional, profissionais devem ter responsabilidades individuais, e ao mesmo tempo, em grupo. No contexto atual do mercado, o indivíduo com educação corporativa deve saber solucionar problemas individualmente, mas, ao mesmo tempo, deve ser capacitado para trabalhar em grupo, agindo assim de forma interligada na organização, assumindo suas responsabilidades e respeitando a cultura da sua empresa.

Uma empresa com boa educação corporativa consegue ter estratégias organizacionais otimizadas, mais competitividade no mercado, recursos humanos qualificados, novas competências desenvolvidas, proficiência nas habilidades profissionais dentro da organização, ambientes propícios para inovações tecnológicas.

Para que tenha sucesso, a educação corporativa busca alguns princípios, como a sustentabilidade, a conectividade, a disponibilidade, a cidadania, a parceria, a continuidade e, principalmente, a competitividade. Para ser completo, esse processo de educação corporativa precisa que os principais líderes dentro de uma empresa, como o presidente, diretores e gerentes de cada uma das áreas, desempenhem papéis importantes. Cada líder atua como representante interno e precisa se responsabilizar pelo seu respectivo setor, para garantir o correto aprendizado de seus empregados.

Educação corporativa surge no Brasil nos anos 90

Consolidada nos Estados Unidos, a educação corporativa surgiu no Brasil apenas na década de 90, com a abertura econômica na política neoliberal do governo Fernando Collor de Mello. Em 2010, mais de 400 grandes empresas do País já tinham iniciativas desse tipo, enquanto no início dos anos 90 apenas dez empresas trabalhavam com essa educação.

Alguns exemplos de empresas que possuem destaque nas práticas de educação corporativa são a Petrobras, a AmBev, a Votorantim e a Natura.

Fábio Pereira
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