Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » E-business

E-business

A internet, sem sombra de dúvida, revolucionou as tecnologias e fez com que alguns conceitos em nossa vida começassem a ser repensados. Nos negócios, esse conceito é o mesmo. O uso de diversos conceitos, táticas, métodos e outras práticas na internet para a condução dos negócios está cada vez mais comum, e as vantagens são cada vez maiores.

Diferença entre E-business e E-commerce

Quando falamos de gestão de empresas por meio de métodos tecnológicos, logo vem na cabeça o termo “e-commerce”. Mas, a verdade é que existem diversas diferenças entre esses dois métodos.

Toda e qualquer forma de comércio realizado por meio da internet, na realidade, é e-commerce, que não é algo individual, e sim uma das partes do e-business. Sendo assim, o e-business engloba muito mais coisas, inclusive todas as atividades da empresa.

Se for definir o e-business com um conceito, há de se dizer que esse é o capaz de integrar todas as atividades da empresa em questão. Essa integração é possível por conta do auxílio dos sistemas de comunicação, ou seja, toda a tecnologia e não só a internet, apesar dela ser o principal meio de comunicação.

As duas maiores áreas do e-business é a de e-service e e-commerce, como já falamos anteriormente. O e-commerce são os métodos dessa prática utilizados para realização de vendas de forma online, seja de uma empresa para outra, empresa para cliente e outros. Já o e-service, também bem disseminado e conhecido, é a prestação de serviços online, exclusivamente para web. Sites de busca, agências de informação na web e outros são alguns dos exemplos desse tipo de e-business.

Por que uma solução e-business?

Implantar em sua instituição uma solução e-business pode resultar em diversas vantagens. Isso acontece, pois, depois de feita a integração, a troca de informações acontece de forma muito mais rápida, integrando todos os setores e áreas da empresa “unidos por um só ideal”. Sendo assim, fica fácil transmitir informações em curto tempo, visando a tomada de decisões eficientes.

Contatos mais diretos com os clientes e consumidores da sua empresa ou até com os fornecedores de produtos ou serviços, análise e pesquisas de mercado, análise de quais são os investimentos da empresa e busca de informações de uma forma geral são algumas das técnicas que são realizadas pelas soluções de e-business.

Além disso, a compra e venda se tornam muito mais simples para a sua empresa, já que terá a presença de um sistema que integra a comunicação de diversas empresas.

Algumas empresas com e-business podem até mesmo criar sistemas capazes de facilitar todo o funcionamento da empresa, já que algumas delas já utilizam dessa prática para verificar o estoque de outras empresas e solicitar a partir disso os produtos disponíveis de desejo, sem precisar ligar na empresa, pedir para alguém ver no sistema e tudo mais, o que costuma atrasar, e muito, o trabalho dos funcionários.

Além do e-service e e-commerce, no e-business também estão englobados: apresentação institucional da empresa, brand site, otimização buscando melhorias dos processos de vendas, e-community, e-marketplace, e-collaboration e outras gestões.

Entenda quais são as gestões de e-business que sua empresa mais precisa e não deixe de inserir essas técnicas na mesma, visando não só os lucros, como também a melhora de sua imagem, seu comércio, aumento de venda e outros.

Fábio Pereira
Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)