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Definições de Marketing

11 de março de 2019

As definições do Marketing

Existem vários estudiosos e pensadores que dedicaram anos de estudo para definir palavras. Definir profissões também começou a ser um trabalho não tão simples, já que as profissões padrões começaram a se atualizar, a sofrer mudanças e também a fazer parte da vida de muita gente, levando em consideração que a mudança de profissões é uma atitude cada vez mais comum.

De qualquer maneira, algumas profissões ainda não têm suas definições e até suas funções tão definidas para o público geral. Quem trabalha com design, por exemplo, observa certa dificuldade na hora de explicar para seus amigos e parentes o que, exatamente, ele faz. Por não se tratar de uma ciência exata, o design com certeza irá ser definido de maneiras diferentes, dependendo de quem for a pessoa responsável por fazer seu discurso sobre a profissão e suas funções. Assim é também com o Marketing. A palavra de origem norte-americana teria a tradução livre de “mercadologia”, o que nos levaria a buscar a etimologia da palavra, que quer dizer estudo de mercado. Isso não é completamente errado, e de fato tem uma relação relativamente grande com seu significado real. Porém, Marketing é muito mais do que estudar o mercado.

As definições de Marketing passam por práticas e ações que são sim relacionadas ao mercado, mas com muitas variáveis a serem consideradas. Os precedentes do Marketing estudados por qualquer pessoa começam pelos quatro principais itens a serem considerados: preço, praça, promoção e produto. Cada um desses itens tem mais subdivisões que recebem diferentes maneiras de serem manuseados na profissão.

O que o Marketing faz?

De qualquer maneira, uma definição simples da profissão de Marketing pode ser: o estudo que foca em como fazer com que os produtos e/ou serviços oferecidos pelas empresas sejam obtidos pelos clientes de maneira eficiente e satisfatória. Isso quer dizer que cada pessoa que age como consumidor em suas diversas possibilidades tem comportamentos e valores diferentes. Entender quais são os valores de um grupo de consumidores, como os fatores externos e internos influenciam na decisão de compra, estudar como uma marca pode se desenvolver e ir além de ser uma simples criação empresarial, precificar os produtos e serviços de maneira a considerar todo o cenário econômico, político e social, criar vias e formas de comunicação possíveis e eficazes entre clientes e empresas, criar e planejar campanhas que inspirem e demonstrem aos consumidores quais são os conceitos das empresas, divulgar produtos e serviços de maneira inteligente e rentável, definir quais são os melhores veículos de comunicação para cada tipo de empresa… Essas são apenas algumas das funções que um profissional de Marketing deve dominar.

Atualmente, as definições de Marketing deixaram de ser unânime, movimento observado por causa das variações que a profissão passou a adotar. O Marketing é aplicado em diferentes situações, empresas e oportunidades. Na política, no meio ambiente, no relacionamento, na comunicação, na tecnologia, na economia. O Marketing está presente, de maneira consciente ou não, em todos os setores da economia, em todas as partes do mundo.