Definições de Logística | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Definições de Logística

Definições de Logística

10 de março de 2019

Você com certeza já ouviu falar em logística, seja relacionando este termo ao contexto empresarial ou até mesmo ao próprio cotidiano, pois alguém já deve ter lhe falado algo do tipo: “não viajamos por um problema de logística!”, mas você sabe exatamente o que isso significa?

Logística nada mais é do que uma das áreas de gestão, ou seja, gerência que abarca todo o plano de armazenamento, transporte e distribuição dos produtos de uma determinada empresa. Sendo assim, é fundamental para o bom funcionamento da instituição como um todo, sendo um elemento constantemente pensado pelos gestores, com todo o cuidado e atenção. Uma falha de logística pode colocar a perder um trabalho muito maior. Por exemplo, uma empresa que trabalha com alimentos enlatados e teve um problema em seu armazenamento de modo que os produtos foram deteriorados, perderá o que foi investido ali.

Uma logística bem articulada pode, inclusive, colocar aquela determinada empresa passos a frente da concorrência, pois ela atenderá o mercado com mais qualidade e agilidade, no sistema capitalista isso é tudo. A principal meta deste ramo de gerenciamento é garantir que o produto chegue às mãos do cliente dentro do prazo já pré-estabelecido, nas mais perfeitas condições e sem transtornos.

• Cursos

Este segmento só tende a crescer de agora em diante, com a disseminação e o aprimoramento das indústrias, uma logística estruturada é algo básico. Por isso, esta profissão está valorizada, pois para trabalhar nesta área tão importante, é necessário que o indivíduo seja detentor de diversos conhecimentos e técnicas.

Por isso, atualmente muitas universidades estão desenvolvendo cursos superiores voltados especificamente para a área da logística, buscando formar bons profissionais para serem colocados no mercado de trabalho. A procura também é bastante considerável, já que a possibilidade de conseguir um salário bem satisfatório atuando no ramo também é grande.

• Mudanças de consumo

Não é preciso voltar à idade da pedra para constatarmos que houve um tempo em que as pessoas apenas consumiam os produtos que eram produzidos nas regiões mais próximas de suas casas, principalmente antes da existência de fábricas.

A Revolução Industrial implantou um modelo de produção em larga escala e a logística foi fundamental, organizando o sistema de distribuição. Afinal, já que eram muitos produtos, poderiam ser entregues em locais mais distantes, mas para isso foi necessária a criação de uma gestão especializada, que cuidasse dessa parte.

Portanto, podemos considerar que logística é muito mais do que um dos setores de uma indústria, pois foi um dos elementos que colaboraram com as mudanças dos nossos hábitos de consumo. Hoje você compra o que precisa pela internet e o artigo vem do outro lado do mundo? Agradeça ao sistema logístico.

Para efetuar um trabalho tão bem organizado, as empresas maiores que atendem clientes no mundo todo necessitam de um estudo aprofundado, para determinar em quanto tempo conseguem efetuar as entregas e o quanto isso custará, pois irá interferir na parte financeira também e, para não causar prejuízos, o planejamento é a peça chave.