Definições de Logística Reversa | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Definições de Logística Reversa

Definições de Logística Reversa

10 de março de 2019

Podemos entender por logística uma das áreas de gestão, ou seja, gerenciamento de uma empresa, responsável pelo melhor armazenamento, transporte e distribuição dos produtos. Está presente nas grandes indústrias que atendem clientes no mundo todo, mas também nas empresas e comércios menores, que precisam ter uma estrutura para fazer com que o produto chegue até as mãos do cliente dentro do prazo estipulado, nas mais perfeitas condições e sem transtornos.

A logística tornou-se ainda mais fundamental por ocasião da Revolução Industrial, quando as fábricas adotaram um modelo de produção em larga escala, e precisavam fazer com que essa grande quantidade de produtos chegasse aos mais diversos locais. Hoje, a logística é um dos principais setores empresariais, e muitas universidades já investem no desenvolvimento de cursos superiores especializados nesta área, para inserir bons profissionais no mercado.

Mas você sabia que existe também o conceito de logística reversa? Consiste exatamente no que o nome sugere, ou seja, os produtos que saem do destino em direção ao local de origem.

Objetivos

A logística reversa pode ser adotada como uma maneira de reparar ou refabricar o produto; reciclar ou reutilizar aquele material; é também a forma de diminuir a quantidade de matéria-prima necessária, consequentemente, também vai reduzir os custos; ou ainda para depositar resíduos.

Assim como na logística tradicional, aqui também é necessário estudo e planejamento, para que estes materiais cheguem dentro de um prazo, atendendo a determinadas condições e causando o mínimo possível de degradação do meio ambiente.

Um dos exemplos de logística inversa é bastante simples de ser compreendido e com certeza já fez parte do seu cotidiano. Você já levou uma garrafa de vidro vazia de volta ao supermercado? Caso tenha feito isso, estava praticando a logística inversa. Preservar a natureza, procurando reciclar e reutilizar o máximo possível é uma tendência do mundo atual, e este sistema de “devolução” contribui na tarefa.

Importância empresarial

Você deve estar se perguntando o que uma empresa ganha ao investir em logística reversa, já que a logística tradicional parece ter uma importância muito mais visível. Pois no caso da reversa, as empresas ganham muito sim, desenvolvendo o próprio sistema de reciclagem, pois isso faz com que elas sejam mais bem vistas no mercado, ganhando o conceito de empresas sérias e socialmente responsáveis, funcionando como um detalhe que pode colocá-las à frente da concorrência. O consumidor está cada vez mais crítico em relação a isso, faz questão de contribuir com uma empresa que seja ecologicamente correta.

Desse modo, podemos compreender que o processo de produção e comercialização não deve ser considerado encerrado quando o cliente recebe o artigo em suas mãos, isso é um pensamento considerado ultrapassado. Hoje, as empresas inteligentes são aquelas que se preocupam com a logística reversa, ou seja, com o destino que o consumidor dará àquele produto quando ele já não lhe for mais útil. Mas apenas se preocupar não é o suficiente, as instituições devem se posicionar e ter um planejamento a respeito, investir em logística reversa pode fazer toda a diferença!