Definições de Inovação | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Definições de Inovação

Definições de Inovação

28 de fevereiro de 2019

A inovação e os dias de hoje

Um termo que está em alta em todos os cenários atuais é a inovação. Inovar no modo como se trabalha no escritório, inovar no modo como se dá e se assiste aulas, inovar no relacionamento com as pessoas. Será que essa é uma palavra que está sendo usada com mais frequência agora por algum motivo especial? As pessoas costumam buscar a inovação de maneira realmente franca? Bom, uma coisa é certa: geralmente, inovar significa sair da zona de conforto. E por zona de conforto pode se citar salários garantidos no final do mês, uma casa fixa, trajetos traçados desde o primeiro até o último momento do dia, e assim por diante.

A inovação nasce da vontade de alterar algo já existente ou então de criar algo completamente novo. Quando se relaciona o tema da inovação às empresas e organizações, geralmente se fala também em startups. Esse é o termo designado às mais novas empresas e modos de se fazer negócios, são empresas que vendem produtos e serviços que não existiam anteriormente. Além disso, a inovação dessas empresas que ousam mudar todo o jeito que se costumava agir em qualquer setor de uma organização, em sua maioria, tem vantagens.

Nem sempre a vantagem se resume a obter sucesso e lucratividade, mas no mínimo, significa obter novos conhecimentos sobre práticas que ainda não haviam sido exploradas, por exemplo. A partir desses novos conhecimentos, é possível que sejam criados novos materiais educativos, novas palestras inspiradoras, novas maneiras de reagir às adversidades da rotina.

Inovar, ao contrário do que muitos pensam, não significa exclusivamente inventar algo jamais pensado, ou “reinventar a roda”, como muitos dizem. Inovar significa antes de tudo, suprir alguma necessidade que não estava sendo suprida de nenhuma maneira. Perceber oportunidades no mundo dos negócios, por exemplo, é hoje uma maneira de inovar. Os criadores dos mais criativos aplicativos para smartphones, por exemplo, que criam sistemas que facilitam a vida das pessoas deixando as ações mais práticas, são inovadores.

Como inovar?

Outro ótimo exemplo é o que é descrito no livro “Um mundo, uma escola – a educação reinventada” de Salman Kahn. O autor narra sobre como criou uma instituição de ensino a partir de aulas ministradas por ele próprio a partir de vídeos no Youtube. Tudo começou com uma necessidade: a de ensinar sua prima a resolver problemas de matemática, e quando estavam geograficamente separados (já que cada um morava em uma cidade diferente), Salman descobriu que o Youtube poderia ser um aliado, já que sua prima poderia assistir às explicações na hora que fosse melhor pra ela, sem ter que sair de casa e com a concentração necessária. Não só a prima do autor se beneficiou como também milhares de estudantes ao redor do mundo inteiro o fizeram.

As aulas se tornaram muito famosas e o modo de ministrar essas aulas foi o ponto inovador: duração de aproximadamente 10 minutos por matéria, diversidade nos temas, fala descomplicada e para visualização, somente uma espécie de quadro-negro. A educação, as aulas, os alunos e os professores são variáveis que já existem há muitos anos, mas o modo como Salman Khan reinventou isso tudo é o que pode ser chamado de inovação.