Definições de Cadeia de Suprimentos
Engrenagens empresariais
Os processos empresariais não são exatamente fáceis de serem criados, e também executados. Saber como lidar quando as empresas desenvolvem suas técnicas para chegar ao produto final requer entendimento não só sobre os processos em si, mas também sobre qual é a cultura da empresa, qual é o objetivo e a missão buscada pela empresa na hora de entregar o produto final. Isso porque muitas vezes o prazo é apertado, e é necessário entender as prioridades dos gestores e da própria organização, para que todos possam trabalhar em busca da mesma coisa, agindo de maneira bastante semelhante.
Uma das maneiras inventadas para se gerenciar da melhor maneira cada um dos processos, desde a compra da matéria-prima até a entrega de um produto, foi a criação da cadeia de suprimentos. Trata-se de um organograma que define o papel de cada um dos envolvidos na criação do produto e em cada um dos passos desse processo. Isso quer dizer que cada colaborador envolvido tem sua função definida, seus prazos, e suas maneiras de buscar alcançar os objetivos determinados pela empresa a cada atividade exercida.
Essa cadeia de suprimentos é criada pelos colaboradores responsáveis pela gestão dos processos, ou seja, pela maneira que cada processo será executado considerando cada uma das pessoas que irão se envolver nesses processos até que o produto final seja concluído.
Um dos pontos essenciais para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos é que a logística também seja desenvolvida e trabalhada da melhor maneira. Independente de quem veio primeiro (a logística ou a cadeia de suprimentos), é fato que uma trabalha junto à outra. O que quer dizer que a organização da empresa em geral deve prezar por um bom desenvolvimento de ambas as ferramentas para que a integração entre elas possa gerar a melhor maneira de se trabalhar em equipe e buscar as metas determinadas.
Atualizando a cadeia de suprimentos
Quando se fala em empresas industriais, tanto a logística quanto a cadeia de suprimentos devem ser ferramentas conhecidas por todos os colaboradores, já que, independente da área em que atuam, é muito possível que em algum momento algum processo da cadeia de suprimentos irá passar por cada um dos setores, sendo que os gestores de tais setores deverão prezar por agir de maneira a colaborar prontamente para que os processos e seus métodos sejam respeitados.
É claro que tanto a cadeia de suprimentos, quanto a logística podem (e devem) sofrer modificações e atualizações, ambas necessárias para que a empresa possa se manter atualizada sobre as novas técnicas e tecnologias disponíveis no mercado. Porém, isso deve ser feito pelos profissionais adequados e de maneira organizada. O planejamento desse tipo de modificação também tem sua importância, já que durante o funcionamento dos processos, não é possível fazer nenhuma modificação brusca, prática que poderá causar falha em alguma das pontas das atividades realizadas. Portanto, antes de tudo, é necessário criar uma rede de relacionamentos e comunicação entre todos os colaboradores para que eles possam estar cientes de suas responsabilidades em todos os momentos.
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024