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Customização de Massa

27 de fevereiro de 2019

Customização de Massa

A customização de massa é a produção de serviços ou bens em grande quantidade para um público específico. Como os produtos/serviços são produzidos em larga escala, o preço e o custo também é próximo aos que não receberam customização, o que contribui com a competitividade. Outra característica da customização de massa é a rapidez na entrega. No entanto, o sucesso desse tipo de produção dependerá do aperfeiçoamento dos padrões de produção, da flexibilidade empresarial, do atendimento e da qualidade personalizada oferecida ao consumidor. A customização de massa ainda permite melhorar a qualidade a que o consumidor tem acesso, sem aumento nos custos.

Como funciona a customização de massa

Durante a produção na customização de massa, existem grupos de trabalho, que atuam em projetos independentes, produzindo bens/produtos e serviços exclusivos pra os diversos tipos de clientes. A produção é feita a partir de peças independentes e, por isso, são finalizados rapidamente e com facilidade.

Uma das principais características desse processo é a dinamicidade com que os pedidos são receptados, conforme a disponibilidade que a empresa planejou em sua suplementação. Isso porque não existe ordem na realização das operações, e sim são feitas conforme os pedidos dos clientes.

A customização de massa não se refere a produtos personalizados por completo, pois nesse caso seria o atendimento personalizado para o indivíduo. A customização em grande quantidade atende a necessidade de clientes que fazem parte do mesmo público, que possuem as mesmas pretensões e aspiração em relação a um produto, que já são conhecidas pelas empresas pelos hábitos de consumo.

Para que a customização de massa seja possível, é necessário que três características sejam valorizadas.

A primeira delas é a projeção dos produtos em módulos autônomos, assim a montagem é facilitada sem aumento do custeio.

O layout também deve estar em módulos autônomos, para que sua realocação seja fácil, e a cadeia suplementar, que é responsável pela disponibilização dos produtos básicos. Assim, o custeio é racionalizado. Deve ainda ser flexível no atendimento aos clientes, a começar na recepção dos pedidos até a entrega destes.

A customização de massa é limitada

A customização de massa ainda pode enfrentar algumas dificuldades para ser implementada, entre elas está o desenvolvimento de um serviço personalizado em larga escala, o investimento no relacionamento com os clientes e, aindam o mix de produtos que deve ser apresentado.

Alguns exemplos de customização de massa podem ser conferidos no Mini Cooper, o veículo inglês que pode ser customizado. No entanto, sua customização é de apenas alguns itens como as cores das faixas e teto, várias versões de aro, e a cor do carro. Porém, a limitação está nas opções de customização que a empresa oferece e não a que o cliente escolhe.

A Nike também oferece customizações, no entanto, apenas para os tênis. É possível ainda encontrar customizações oferecidas por empresas unidas, para melhorar a personalização do produto.

Contudo, o que se conclui é que a customização de massa não é a personalização total dos produtos, pois as empresas ainda são limitadas.