Cultura Organizacional
Cultura Organizacional
O conceito de cultura organizacional é utilizado para definir a união das crenças e valores que compõem uma organização. Em outras palavras, ela pode ser explicada como as ações e as normas comuns do grupo de indivíduos que compõem uma organização. Pode ser explicada também como a sistematização dos valores que a empresa compartilha entre seus colaboradores.
A Cultura organizacional ainda é capaz de controlar o modo de interação dos indivíduos dentro da empresa, assim como com os fornecedores, clientes e outras pessoas que façam parte do stakesholders.
A cultura organizacional é um termo contemporâneo, sendo que sua primeira aparição data de 1960, já na década de 70 começou a se popularizar e em 1980 ganhou ainda mais força quando publicado por Allan Kennedy e Terense Deal.
Atualmente, existem várias definições para cultura organizacional, sendo que ela está presente na administração, na antropologia e na sociologia.
Vantagens da Cultura Organizacional
Entre todas as vantagens que a cultura organizacional pode trazer para as empresas estão os seguintes benefícios: vantagem na competitividade devido às inovações no serviço ao cliente; melhor desempenho dos colaboradores; coerência da equipe como um todo; e alinhamento de toda a empresa pela mesma busca tanto no planejamento, como nas ações.
A cultura organizacional em geral é propagada pelos líderes da empresa, como executivos e gestores. Contudo, todos os colaboradores são responsáveis por construí-la dentro da empresa.
A cultura ainda é considerada essencial em todos os ambientes organizacionais, ela é essencial para todos os tipos de negócios, de todos os portes e segmentos de mercado.
A cultura organizacional precisa ser compreendida por todos os colaboradores de uma empresa, isso contribuirá com o crescimento da empresa, melhorará a produtividade e os relacionamentos internos e externos e até irá prever os comportamentos dentro da organização. Outra vantagem para a empresa e para o desenvolvimento do trabalho é a menor rotatividade de pessoal.
Principais características da cultura organizacional
A cultura organizacional conta com características principais, ao todo são sete atributos básicos, que unidos formam a cultura das organizações. São elas:
Elevação de riscos e inovação: o nível de estimulo dos colaboradores a serem inovadores e assumirem novos riscos;
Atenção minuciosa: nível de busca da empresa por atenção, análise e precisão aos pormenores;
Capacitação em busca de resultados: nível de orientações dos líderes em busca de resultados, mais do que em processos e técnicas utilizadas;
Orientação pessoal: nível de importância da opinião e dos reflexos de decisões e atitudes tomadas na empresa pelos seus líderes;
Orientação grupal: nível de organização das atividades em relação à equipe, ou individuo;
Estabilidade: nível da realização das atividades, em busca de manter-se como está em relação da busca pelo crescimento;
Agressividade: nível de competitividade e agressão do que comodismo e gentileza dentro da empresa;
Considerando as características principais citadas, entende-se que a cultura organizacional pode ser compreendida como a percepção dos colaboradores da empresa em que atuam. E isso independe se a cultura da referida organização agrada-os ou não. Eles só precisam respeitá-la e segui-la.
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024