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Crise e Comunicação

26 de fevereiro de 2019

Crise e Comunicação

A comunicação é considerada atualmente fundamental para o bom desempenho das empresas, de qualquer porte ou segmento. Essa máxima pode ser conferida na prática principalmente nos períodos de crise enfrentados por uma organização. Quando uma empresa enfrenta uma crise, ela tem sua reputação arriscada e os olhos de toda a mídia estão voltados para ela. Por isso, qualquer passo em falso pode comprometer a reversão da crise e, principalmente, a imagem da empresa. Em uma situação como essas todas, as decisões devem ser tomadas agilmente, no entanto, de modo eficaz. Erros podem ser comprometedores e, por isso, a sobrevivência de uma empresa às crises exige um trabalho de prevenção.

Crise o que é- como gerenciá-la

Para isso, é necessário entender o que é uma crise e como ela se origina. Em geral, as crises podem se originar de acontecimentos negativos, pessoais ou naturais. Sendo que uma crise de ordem natural pode ser proveniente de desastres da natureza, como enchentes, por exemplo. Já as crises de ordem pessoal podem surgir de erros administrativos. No entanto, seja qual for a origem da crise, ela precisa ser enfrentada com comunicação efetiva e pró-atividade.

O início de uma crise não pode ser ignorado, considerar que ela não será lembrada com o tempo, é um dos maiores erros. No entanto, a organização precisa atuar com bom senso, sem ‘alardear’, mas sim tratar a situação com profissionalismo, e ser cautelosa ao manifestar-se diante da imprensa principalmente. É necessário ser humilde, no entanto transparecendo segurança.

As grandes empresas e órgãos governamentais contam com comitês de crise, que são equipes prontas para enfrentar uma crise caso ela ocorra. Um comitê de gestão de crise é composto por estratégias que envolvem os principais setores da organização e possui afinação máxima com os cargos mais elevados e diretoria. Ações como essa contribuem para resultados satisfatórios ao preservar a imagem da organização diante do público.

Uma equipe de gestão de crise proporciona as empresas além da prevenção nesses períodos, estrutura bem definida na determinação das ações, e ainda possibilidade de manter excelentes resultados até mesmo durante a crise.

Como utilizar a comunicação no gerenciamento de uma crise

A melhor forma de vencer uma crise é mantendo sempre a verdade. A comunicação correta é essencial nesse processo, independente da origem da crise. Mesmo que a falha seja proveniente da empresa, a ação imediata deve ser de justificativa e correção dos erros, que jamais devem ser mascarados ou negados.

Ao gerenciar uma crise, alguns quesitos são essenciais para vencê-la com sucesso:

– Pautas da imprensa não podem ser desprezadas, inclusive as mais irrelevantes;

– Jamais deixar a imprensa sem retorno;

– A empresa não pode se omitir ou retaliar;

– É essencial o assistencialismo do setor jurídico;

– O foco deve estar em medidas que melhorem a reputação da empresa;

– Ações secundárias devem ser deixadas de lado. Exemplos: apuração de culpados, processos a imprensa;

– É fundamental a definição do público que necessita ser comunicado diretamente pela empresa, cuidando para que todos os stakeholders sejam informados;

– Colaboradores, controladores, conselho, clientes e acionistas devem ser os primeiros a serem informados das principais crises.