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Consultoria da qualidade

24 de fevereiro de 2019

Consultoria da qualidade

A consultoria vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Quando se trata da Consultoria da Qualidade, a responsabilidade exige ainda mais. Essa consultoria exige estratégias acentuadas para chegar a resultados satisfatórios. Por isso, é muito importante para empreendedores e grandes empresários conferir aos seus produtos e serviços os benefícios da Consultoria da Qualidade. Ela implementa processos de monitoramento, adequação, padronização e inspeção da qualidade dentro da empresa.

Para que serve a Consultoria da Qualidade

A Consultoria da Qualidade se resume em um serviço técnico prestado por um profissional da qualidade para empresas. A Consultoria da Qualidade oferece, entre outras ações:

Suporte para implantar os sistemas de gestão de qualidade dentro da empresa, que estão presentes em uma das normas especificadas pelos clientes, podem ser a ISO9001, ONA, ISO TS 16949, entre outras. Sendo que podem certificadas ou não. A consultoria da qualidade pode também ser utilizada apenas para trazer melhorias para a gestão da qualidade já utilizada.

Fazer a implantação da gestão da qualidade por etapas dentro da empresa, ampliar a efetividade da qualidade dentro da organização.

A consultoria de qualidade precisa compreender as necessidades da organização como um todo, para que possa propor soluções que poderão ser aplicadas em prazos curtos ou longos. Para isso, será necessário elaborar um calendário de trabalho. Nele devem constar capacitações da qualidade, entre elas estão Formação de Auditor Interno da Qualidade, Ferramentas Gerenciais da Qualidade, Ferramentas Básicas da Qualidade, 10S e 5S.

Processos de implantação da Gestão da Qualidade

O processo de implantação da gestão da qualidade, oferecido pela Consultoria da Qualidade, conta com auditorias de várias categorias:

A auditoria de Implementação ou de Conformidade é responsável por trazer a empresa, proteção, evitando danos à imagem empresarial, prejuízos financeiros e incidência de litígios. Isso porque ela garante a conformidade das normas internas e externamente, assim como código de conduta, procedimentos e leis, o que resulta em uma única imagem do perfil da organização como um todo. Com isso, colaboradores e usuários têm facilidade na geração de relatórios auditores para trazer ainda mais melhorias para a conformidade empresarial.

Auditoria de adequação é aquela chamada também de auditoria da documentação, auditoria de escritório, auditoria crítica da documentação ou auditoria de sistema. Nesse processo da gestão da qualidade a consultoria verifica se os sistemas documentados estão de acordo com a norma.

A auditoria externa é de segunda ou terceira divisão. A auditoria interna acontece, quando o próprio sistema, as atividades e procedimentos são examinados para identificar a sua adequação as normas de qualidade.

Na auditoria de processo, projeto ou produto, ela verifica toda a sistematização que compõe a produção de produtos ou serviços específicos.

Existe ainda a auditoria vertical e horizontal. A vertical considera se todas as exigências que ela aplica estão em conformidade em determinado departamento. Já a horizontal, verifica apenas uma das exigências como, por exemplo, o controle da documentação. A consultoria de qualidade é essencial para implementar todos esses processos dentro de uma organização e conferir uma gestão de qualidade garantida.