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Conceito de Custos e Despesas

24 de fevereiro de 2019

Conceito de Custos e Despesas

Para que uma empresa possa ser bem administrada, é necessário um conhecimento profundo sobre os conceitos de custos e despesas. Ter esse entendimento facilita a gestão do negócio e evita surpresas financeiras desagradáveis, como os famosos prejuízos que podem até levar a organização a fechar as portas.

Os bons empresários e administradores sempre estão cercados de bons contadores e economistas, que possam analisar os custos e as despesas da organização. Essa ação é importante para poder cortar os excessos e garantir a eficiência financeira do negócio.

Para evitar que as empresas cometam erros tolos na hora de gerenciar custos e despesas, preparamos esse artigo explicativo que mostrará as principais diferenças entre esses dois conceitos tão importantes para qualquer organização.

Diferença entre custos e despesas

Na gestão de negócios é preciso entender a definição correta de custos e despesas. Para mostrar essa diferenciação dos gastos é preciso ter um departamento de contabilidade que possa trabalhar com dedicação nesses números.

Os custos e as despesas são definidos da seguinte forma: custos são os valores que integram diretamente o valor dos estoques; e despesas são os valores deduzidos do resultado na Demonstração do Resultado do Exercício.

O custo pode ser entendido como a soma dos gastos incorridos para manter os estoques, a condição de trabalho e a localização da empresa. Esse conceito também envolve todos os gastos com aquisição ou produção. Assim, podemos dizer que o custo é o valor gasto com bens e serviços na geração de novos bens e serviços.

Agora, com relação às despesas, podemos dizer que elas envolvem todos os gastos com bens e serviços destinados à manutenção da atividade empresarial. Esses gastos incluem materiais de escritório e os salários da administração.

Como controlar custos e despesas

Um negócio só pode se tornar sustentável quando há um controle específico dos custos e das despesas. Essa atividade é importante para evitar gastos desnecessários.

É difícil economizar nos custos, pois a empresa sempre terá a necessidade de comprar matéria-prima e insumos que são aplicados na produção de um bem ou serviço. Sendo assim, as empresas devem tentar conter as despesas, que estão relacionadas com os gastos de aluguel, telefone e salários.

Com uma administração adequada, todo empresário é capaz de controlar as finanças sem ter que optar por demissões e cortes periódicos no quadro de colaboradores. A gestão do negócio deve ser direcionada à economia na compra de matéria-prima, buscando sempre orçamentos competitivos que possam levar a um certo lucro no final do processo produtivo.

Para controlar os custos e as despesas, as empresas precisam de bons profissionais da área de contabilidade e finanças, que possam ficar atentos às necessidades urgentes de redução de custos da organização, sem que haja o prejuízo na qualidade e na eficiência da produção.

Os custos e as despesas fazem parte de todas as organizações, mas podem ser administrados com o objetivo de reduzir os gastos e aumentar a margem de lucro. No entanto, essa atividade só pode ser feita com ética e responsabilidade.