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Comportamento do Consumidor

23 de fevereiro de 2019

Como se comporta o consumidor

O comportamento do consumidor já foi considerado um mistério da ciência e, depois de ser identificado como uma ciência não exata, aí é que complicou. Estudiosos buscavam mapear como agiam determinados grupos em situações específicas, registros foram feitos e algumas tentativas de tratar consumidores diferentes da mesma forma também fracassaram. O tema foi se profissionalizando e, hoje, é possível encontrar vários artigos, livros e estudos em geral que demonstram como age o consumidor de cada país, de cada classe psicográfica e várias outras categorias em que foram divididas as maneiras de medir e entender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor.

As profissões que mais demandam ter esse conhecimento sempre em mente e atualizado são marketing, publicidade e administração. São os profissionais dessas áreas que constantemente querem entender o que se passa na cabeça de um consumidor na hora de realizar uma compra e todas as suas etapas de decisão.

Algumas faculdades e universidades se concentraram em oferecer módulos de cursos completamente focados no comportamento do consumidor e os professores que ministram essas aulas necessitam estar sempre atualizando o conteúdo porque os alunos também já estão correndo atrás da informação que gira em torno do comportamento do consumidor e das melhores maneiras de se lidar com diferentes públicos em diferentes situações.

Um dos temas mais estudados nesse sentido são as fases da decisão de compras, desde o primeiro momento que se considera comprar algum produto ou serviço, até o momento em que o consumidor chega em casa e avalia sua compra.

O aparecimento do e-commerce e das vendas online também gerou uma nova necessidade de se estudar o consumidor e seu comportamento no ambiente online, que é caracterizado por uma maior busca por pesquisa de preços, comparações, dicas dos usuários sobre a loja online e também sobre o produto que se pretende comprar. O ambiente digital, com certeza, se mostra um pouco mais desafiador do que o ambiente offline, já que, no geral, as pessoas se comportam de maneira completamente diferente quando estão sozinhas e separadas da empresa por um monitor de computador.

O entendimento do comportamento do consumidor permite que empresas e profissionais possam saber qual a melhor maneira de criar estratégias e táticas para desenvolver seus produtos e serviços de maneira que consiga atingir o público que foi determinado como alvo de campanhas específicas.

Como saber o que sobre quem?

Categorizar o comportamento do consumidor depende bastante do objetivo final dessa pesquisa, mas, em linhas gerais, os consumidores podem ser divididos através da classe social em que estão incluídos, renda mensal, estilo de vida, idade, sexo e outros fatores que fazem com que algumas divisões iniciais já possam ser estabelecidas para o pontapé inicial de criação de um produto, serviço ou campanha poder ser dado.

Os fatores culturais e sociais são dois dos que mais influenciam o modo como o consumidor age em várias situações, entre elas, o momento da compra. Esses fatores são estudados a partir da observação de pequenos grupos que representam o todo.