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Como tratar o cliente

23 de fevereiro de 2019

Mesmo não sendo um dos assuntos mais discutidos na atualidade, o atendimento ao consumidor é um dos maiores problemas quando se fala na relação entre empresas e consumidores. Para provar isso, pergunte para a pessoa mais próxima de você ou pense você mesmo sobre quantas vezes já contratou os serviços de uma empresa e não ficou satisfeito? Ou quantas vezes comprou um produto, como um ambiente com móveis sob medida, por exemplo, e o prazo de entrega se estendeu por meses a mais do que o prometido? Ou então, tente se lembrar da última vez em que foi a um restaurante e teve um atendimento diferenciado.

A experiência de compra

Experiências satisfatórias estão cada vez mais raras, o que faz com que as pessoas se tornem mais impacientes e já comecem qualquer relacionamento com qualquer empresa na defensiva, o que torna uma situação que deveria ser proveitosa para ambas as partes em uma situação desagradável.

O bom relacionamento com o cliente não é só uma prática, mas sim algo que deve ser estudado meticulosamente. Cada público tem seu estilo, cada empresa tem sua cultura, então, como unir um ao outro de maneira que a satisfação seja mútua? A questão começa no cerne de tudo: quem são as pessoas que estão atendendo os clientes e respondendo ao público em geral por sua empresa? Essas pessoas vestem a camisa da empresa e estão satisfeitas com suas posições e funções? Se a resposta for sim, a probabilidade de o atendimento ser bom é bem grande, caso contrário, provavelmente o nível de reclamações estará alto. Então, começando do início, contratar funcionários capacitados, fazer treinamentos periódicos e oferecer boas condições e qualidade de vida no trabalho são fatores que contribuem para uma equipe focada em trazer os melhores resultados para a organização em que trabalham.

Os gestores são, aqui, parte essencial para a satisfação do cliente, de maneira indireta. É função dos gestores prezar por um bom relacionamento entre os membros da equipe e saber gerenciar os problemas que podem existir entre as pessoas da melhor maneira possível. Pequenas atitudes irão gerar satisfação para os dois lados, empresa e cliente.

Saber como tratar o cliente é uma virtude que garante resultados consideráveis para a empresa, que deverá conquistar seu público e saber lidar com ele durante o máximo de tempo possível. Para gerir esse relacionamento, existem várias ferramentas de marketing, comunicação e gestão, que auxiliam os gestores a saberem qual caminho seguir em suas rotinas de trabalho ou em situações mais específicas.

Simplicidade = virtude

Um lembrete que pode parecer óbvio, mas se mostra esquecido na hora em que os atendimentos são observados é o respeito. Antes, tratar ao próximo com respeito e de maneira a respeitar as normas sociais era considerado o mínimo que se poderia fazer para conquistar e manter um cliente. Hoje continua sendo o mínimo, mas que infelizmente é praticado por poucos. Ao ingressarem em uma empresa, os funcionários geralmente não tem o tempo necessário para poderem fazer a integração da melhor maneira e o começo, que é uma das partes essenciais para o início de uma carreira bem-sucedida, é pulado. Atenção para as atitudes mais simples. Geralmente, elas são as responsáveis por fazer a diferença.