Como reter bons funcionários na empresa
Recursos bem humanos
Os funcionários responsáveis por tocar o setor de recursos humanos têm em mãos uma grande responsabilidade. Não é fácil detectar em uma só entrevista se o candidato a determinada vaga é proativo, se ele respeita os colegas e sabe se relacionar com facilidade.
É claro que existem várias técnicas conhecidas pelos profissionais de recursos humanos e também de psicologia para identificar alguns dos pontos determinantes no comportamento de uma pessoa durante uma entrevista de trabalho, para que consiga decidir se o candidato irá ou não se encaixar na empresa.
Na verdade, o fato de a empresa contar com um profissional especializado em recursos humanos já é um grande passo a frente de outras organizações em que o gestor é o responsável por tudo: desde fazer as contratações até conferir se tem papel higiênico no banheiro. É claro que os empresários de primeira viagem acabam fazendo de tudo, o que é ótimo para adquirir conhecimento, mas espantosamente, existem empresas já consolidadas no mercado e com faturamentos de fazer brilhas os olhos, que ainda não investiram em profissionais que pudesse contribuir para o recrutamento dos melhores profissionais para fazer parte da empresa.
O setor de RH não é só responsável pela contratação de novos funcionários, mas é também responsável por perceber a necessidade de mudanças em determinadas situações, além de ser o responsável por agir como um protetor dos funcionários na organização, de maneira que será o profissional de RH que irá ouvir algumas reclamações para repassar para os funcionários relacionados a tal problema e solucionar tudo em conjunto.
Recrutando um bom funcionário
Depois de fazer uma boa dinâmica de seleção e aplicá-la, a probabilidade de o profissional de RH encontrar o funcionário ideal para determinada vaga aumenta. E, após feita a contratação, o funcionário começa a se familiarizar com as rotinas de trabalho, começa a conhecer seus colegas de equipe, e começa a sentir se aquela empresa fará parte de sua vida, de maneira que, lá dentro, essa pessoa construirá uma carreira, ou se o período de experiência será o suficiente para que o novo funcionário possa identificar que já não quer mais estar ali…
A rotatividade é um grande problema atualmente. O mercado está sedento por bons profissionais, mas não consegue fazer boas contratações. Quando se fala em boas contratações hoje, não necessariamente os itens estudo e capacitação são citados, e sim atitudes básicas de relacionamento e comprometimento. Saber como agir com as pessoas com que se trabalha diariamente pode não parecer, mas é um dos itens mais essenciais para que o sucesso possa ser alcançado.
Mantendo um bom funcionário
Reter um bom funcionário depende de vários fatores, e depende muito do que o motiva. Por isso, em primeiro lugar na tarefa de retenção de funcionários valiosos está conhecer o funcionário e saber o que faz com que ele se sinta motivado.
Depois disso, apresentar a ele as possibilidades de crescimento dentro da empresa oferecer benefícios atraentes para ele e assim por diante. É importante lembrar que essas condições devem ser acordadas antes de o funcionário entrar na empresa, mas nada impede que mudanças sejam feitas, considerando que elas sejam justas para com os outros funcionários também, evitando possíveis desentendimentos.
- A Nova Era do Marketing de Influência - 3 de outubro de 2024
- Como Criar Estratégias de Marketing que Vendem - 3 de outubro de 2024
- A Fórmula Secreta para um SEO Eficiente - 1 de outubro de 2024