CobiT 4.0 | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » CobiT 4.0

CobiT 4.0

23 de fevereiro de 2019

O valor da informação

A tecnologia da informação é hoje uma das profissões que mais rende bons salários, estabilidade, e disposição do mercado de trabalho, o que consequentemente, exige profissionais especializados e em constante atualização, já que essa é uma profissão ligada aos sistemas relacionados a computadores em geral.

Para estar apto a trabalhar nas maiores e melhores empresas de tecnologia da informação, hoje em dia, não é só um diploma de graduação que garantirá uma vaga no topo, e sim a capacitação e especializações em diferentes sistemas e o domínio total de cada um deles, de maneira que, para cada situação necessária, a solução possa ser encontrada no mínimo de tempo possível.

A informação por si só já deixou de ser somente um item comum a todos, mas passou a ser um ponto essencial para manter empresas com seus sistemas funcionando da melhor maneira possível, assim como se responsabiliza também por manter a segurança completamente preparada para qualquer tipo de invasão online.

É comum que as empresas mantenham uma equipe de mais de um profissional de TI. Isso porque todos eles precisam ser profissionais e, mais do que isso, estarem bem capacitados. Nem sempre um só funcionário é capaz de dominar todas as ferramentas e sistemas que são necessários para manter o funcionamento de toda uma rede de informações e sistemas em geral.

O ISACA

Para normatizar os sistemas de informação e a maneira como eles são controlados, a instituição estrangeira ISACA (Information Systems Audit and Control Association) criou alguns frameworks (é a junção de vários códigos de sistema, que podem resultar em um produto genérico para diversas finalidades) e também aproveitou para reunir os frameworks criados por profissionais do mundo inteiro, para que toda a informação possa ser facilmente encontrada em um só lugar.

A intenção da criação de um framework é a de organizar e planejar os códigos da melhor maneira; ter acesso aos códigos e às suas implementações; saber como dar suporte para os consumidores desses frameworks; e fazer o gerenciamento, desde a parte de avaliação e análise, até o monitoramento periódico.

A partir disso tudo, a ISACA também foi precursora na criação do Framework CobiT, que se caracteriza por ser um pacote muito mais completo que sofre atualizações, sendo que já existe uma versão 4.0 desse sistema, que preza, em primeiro lugar, pela organização de todos os códigos armazenados no ISACA.

Cada uma das atividades dos frameworks é subdividida em diferentes números de atividades. A atividade que diz respeito a adquirir e implementar, por exemplo, é dividida entre outras 7 atividades, que identificam soluções automatizadas, adquirem e mantêm aplicações de software, mantêm a infraestrutura, encontram recursos de TI, gerenciam as possíveis necessárias mudanças, e agem instalando e incrementando essas mudanças nos sistemas já existentes.

A parte de entrega e suporte já é dividida em 13 processos, sendo que entre eles estão o gerenciamento dos sistemas de terceiros, garantia da continuidade dos processos que já estavam em funcionamento, identificar e alocar custos… Cada um desses processos têm grande importância e devem ser feitos sem que haja nenhuma falha. Para isso, é necessário contar com profissionais eficientes e totalmente preparados.