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Cinco Forças Competitivas de Porter

23 de fevereiro de 2019

Cinco Forças de Porter

As Cinco Forças de Porter: esse é o nome dado ao estudo feito por Michael Porter para a análise e verificação das estratégias utilizadas na competitividade das empresas dos mais diversos segmentos. De acordo com Porter, as forças competitivas devem ser analisadas para que sirvam de estratégia para a própria empresa vencer sua concorrência e ainda criar diferenciais no mercado.

As forças das empresas são conceituadas como microambiente, sendo que são fundamentais para obter lucros e para a melhora do atendimento aos clientes. Quando uma empresa muda o foco ou a força, ela deve ser submetida a novas pesquisas e avaliações de planejamento e de mercado.

As cinco forças de Porter possibilitam analisar os níveis de atração dos determinados setores industriais e comerciais. Contribui ainda para compreender quais são as cinco forças inseridas no sistema de concorrência, sendo que uma delas é interna e as outras são externas.

Rivalidade e barreira de concorrentes

A primeira é a Rivalidade que existe entre os diversos concorrentes. Essa é a mais importante e considera os pontos fortes da empresa concorrente direta. Isto é, avalia os pontos fortes das empresas que vendem produtos/serviços da mesma categoria ou similares no mesmo nicho de mercado.

A segunda é chamada de barreira de concorrentes, esse pode ser um ou mais fatores que minimizam as oportunidades, quando novos concorrentes surgem no mesmo segmento de mercado. Entre as que mais se destacam estão a dificuldade em acessar canais distribuidores, ter o capital que necessita e ainda a economia de escala. Nessa economia, as empresas estabelecidas que já fabricam os produtos ou serviços em grandes quantidades, devem diminuir o preço final e os custos. Com isso, podem aumentar a competitividade em relação às empresas estreantes.

Quanto ao acesso ao canal de distribuição, para vencer essa barreira é preciso dominar esse mercado e, dessa forma, limitar a distribuição das novas empresas.

Já o capital é o dinheiro que deve ser empregado pela nova empresa, mas que, no entanto, é limitado, quando comparado com as empresas estabelecidas. Assim como o valor de giro e para investimentos também é limitado.

Poder de barganha, barganha do fornecedor e bens substitutos

Outra força é conhecida como poder de barganha. Essa é a força da empresa em barganhar os clientes das empresas do mesmo segmento. Isto é, o poder de barganha na verdade se relaciona com a decisão do comprador na hora de escolher entre qualidade, preço entre outros atributos de um serviço ou produto.

Barganha do fornecedor: esse é outro drama enfrentado nesse mercado, sendo que está relacionada aos fornecedores de serviços e insumos para as empresas. Isso porque o fornecedor possui poder de barganhar nos setores monopolizados por apenas alguns desses profissionais. Isso acontece quando os produtos são exclusivos ou quando trocar o fornecedor significa aumentar custos, e ainda quando as empresas compradas não são de interesse.

Bens substitutos: a última das cinco forças de Porter. Se refere aos produtos diferentes da concorrência, no entanto, que atuam atendendo a necessidade dos mesmos consumidores. Sua competição apresenta proporções diferentes, porém estão na mesma fatia de mercado.