Ciências Atuariais | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Ciências Atuariais

Ciências Atuariais

23 de fevereiro de 2019

Ciências Atuariais

As ciências atuariais compreendem o setor que estuda os cálculos usados para elaborar planos de previdência, seguros e realizar outros tipos de operações financeiras arriscadas. Os profissionais que se formam em ciências atuariais analisam e quantificam os riscos das operações que envolvem título de capitalização, planos de saúde, previdência complementar e operação de seguro.

Esse profissional atua avaliando as possíveis perdas e danos que as instituições seguradoras ou previdenciárias podem sofrer. Além disso, é ele quem determina os valores das parcelas dos seguros e também dos prêmios oferecidos.

O profissional graduado em ciências atuariais também avalia e identifica quais os valores das reservas que essas empresas precisam para cumprir seus compromissos e para pagar os benefícios. Para isso, eles utilizam os conhecimentos matemáticos e estatísticos, para estimar as incidências de mortes, doenças, assim como os acidentes trabalhistas e no trânsito. As ciências atuariais ainda estudam a incidência de secas e enchentes que ocorrem.

No entanto, um profissional atuário só pode atuar quando estiver registrado no Instituto Brasileiro de Atuária, o que exige, além da graduação, um exame para aprovação do profissional.

Mercado de trabalho do profissional de ciências atuariais

O mercado de trabalho do profissional de ciências atuariais permanece em crescimento, sendo que sua principal área de atuação é a de seguros. O crescimento do setor se dá pelo aumento também do comércio de automóveis, que se reflete do aumento salarial da classe média, assim como da diminuição dos valores de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com isso, as empresas de seguros ainda ampliaram os tipos de serviços oferecidos, sendo que atualmente cerca de 90% dos veículos possuem seguro.

Outras vantagens para o mercado de seguros estão também na crise mundial enfrentada, a instabilidade financeira e econômica tem contribuído com quem trabalha na área de ciências atuariais.

Um bom exemplo está na exploração petrolífera, pois o atuário é responsável por analisar riscos dos vazamentos e calcular os valores perdidos nos acidentes. O aumento no salário no Brasil também contribui com o aumento nos investimentos, principalmente na procura por previdência e seguros, e com a ampliação do mercado profissional para os atuários.

As empresas empregadoras do profissional de Ciência Atuarial são as corretoras, instituições financeiras, bancos, auditorias contábeis e consultoras de benefícios. As vagas estão principalmente nas grandes cidades, sendo que há muitas vagas também no setor público. Os salários iniciam em R$ 1800.

Curso de ciência atuarial e escolas

O curso de ciência atuarial conta com muitas disciplinas exatas, sendo que são elas matemática financeira, estatística, economia, contabilidade, cálculo numérico e legislação. As matérias específicas contam com gerência de risco, contabilidade de seguros e teoria do risco. Alguns cursos ainda oferecem disciplinas de expressão e comunicação, redação e gramática. A conclusão do curso exige ainda uma monografia e a realização de estágio. Entre as principais escolas estão a USP-São Paulo, UFRGS- Porto Alegre, UFRJ- Rio de Janeiro, UFMG-Belo Horizonte e UFC- Fortaleza. E ainda a PUC de São Paulo, UERJ- Rio de Janeiro e a PUC Minas- em Belo Horizonte.