Cauda Longa
Cauda Longa
O e-commerce é uma das maiores inovações no meio comercial, seu crescimento permanente e seu fortalecimento tem resultado no que se chama de cauda longa. O conceito inovador do comércio virtual foi criado por Conrado Vaz que explica as vantagens do novo espaço comercial e a fim de que o conceito cauda longa deve ser aplicado nas empresas virtuais.
A teoria da Cauda Longa
Tudo começa com a máxima de Pareto, de que 80% da receita de uma loja provem de 20% dos produtos. Como as empresas não tem espaço físico para expor todos os seus produtos, elas expõem e comercializam apenas o que gera mais lucro, o que resulta a economia existente que se baseia nos produtos mais populares, os chamados hits. Dessa forma a mudança pode ser percebida na redução das vendas dos produtos do topo, para o aumento de vendas a cauda. Isso acontece especialmente no meio virtual, onde os custos para produzir e distribuir são menores, além da isenção dos lucros para os varejistas, e da estocagem.
Isso porque a internet não apresenta nenhum gasto para aumentar o seu ‘estoque’ virtual, e os clientes tem a disposição produtos mais segmentados, que poderiam encontrar até pouco tempo atrás apenas em lojas especializadas. E o lucro pode estar exatamente sobre esses produtos, pois não há mais competição de espaço com os mais vendidos. É por isso que a Cauda Longa precisa ser bem utilizada no comércio virtual.
Três sugestões da Cauda Longa
A Cauda Longa explica que essas mudanças também são frutos das mudanças econômicas e culturais. De acordo com o conceito três sugestões devem ser seguidas, sendo que a primeira delas é: Oferecer todos os produtos possíveis ao cliente. O comerciante precisa considerar que todos os produtos inclusive os que nunca venderam uma peça, precisam ser expostos, pois não vão acarretar em prejuízos. Essa atuação em maiores nichos deverá alongar ainda mais a cauda. Além disso, encorajara o cliente a ter seu estoque ampliado.
A Cauda Longa também prega a redução dos preços o máximo possível. De acordo com a teoria o empresário do e-commerce deve diminuir os preços até o desconto que alcançou com o meio virtual, e se possível deve diminuir ainda mais os preços. Isso porque o lucro na web pode ser conseguido especialmente de forma indireta com as publicidades e assim a cauda continuara se alongando.
Mais importante que tudo isso são as ferramentas de busca oferecidas aos clientes. Esse é um dos recursos essenciais para o crescimento do seu negócio virtual, pois o cliente precisa encontrar com facilidade o produto que deseja. Por isso sua loja virtual deve oferecer mecanismos, filtros que tornem a busca ainda mais rápida. Por isso a internet conta hoje com ferramentas dotadas de tecnologia que facilitam ainda mais as buscas. Aproveite para aperfeiçoar os mecanismo e forma que eles ofereçam os novos produtos, aqueles desconhecidos para o cliente, mas que podem agrada-lo. Aproveite as vantagens do meio virtual, utilize as ferramentas da teoria da Cauda Longa e amplie seus negócios!
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