Capital Humano
Capital Humano
O capital humano é um conceito utilizado há mais de meio século, criado pelo economista Theodore W. Shultz no ano de 1950, se refere a mão de obra utilizada nas empresas, ou seja, aos recursos humanos. Com a alta competitividade no mercado, empresários têm investido cada vez mais em ferramentas e estratégias para sobreviver à concorrência, no entanto, mais do que isso e do investimento financeiro, a necessidade em investir em capital humano é imprescindível.
Capital Humano o que é
O conceito de capital humano se difundiu pelos estudos do economista Gary Becker e depois de expandiu na década de 1980. Os capitais são estruturados entre capital variável, capital fixo e capital humano. Sendo que o capital variável é correspondente as remunerações, o capital fixo está relacionado aos maquinários e o capital humano é utilizado para atender aos recursos humanos, investido em educação e saúde dos profissionais. Quando criado, o capital humano se conflitou com a defesa dos esquerdistas socialistas, pois consideravam os colaboradores como o capital do meio empresarial.
O capital humano é responsável por trazer valorização para os indivíduos, ou seja, para os colaboradores, valor que resulta em benefícios para a empresa, conforme o seu pragmatismo e sua política.
O sucesso das empresas vai além da criação de produtos, isso porque um serviço ou um bem, por mais exclusivo que possa parecer, pode ser copiado pela concorrência. Por isso, as empresas que se destacam são aquelas que investem em pessoas, pois as inovações são provenientes dos profissionais com talento e capacidade, e que, para isso, necessitam de investimento em treinamentos, capacitação, motivação e valorização.
A importância do capital humano no sucesso empresarial
Atualmente os recursos humanos trabalham ainda mais do que em anos anteriores. A carga exagerada de trabalho resulta em cansaço, estresse e compromete a produtividade e o clima dentro das organizações. No entanto, quando a uma preocupação com a melhora das relações dentro da empresa, aumento de colaboradores se o trabalho também aumentou e investimento no capital humano, a empresa passa a ter um diferencial entre as demais e os resultados são satisfatórios tanto na melhora do clima organizacional, como também na produtividade.
Uma das formas para investir no capital humano é através da capacitação profissional. Um profissional capacitado se torna em capitalista pelo conhecimento adquirido e capacidade alcançada.
Dessa forma, o desenvolvimento empresarial está cada vez mais ligado com o investimento no capital humano e os reflexos são diretos e imediatos.
Além da educação profissional, é preciso investir ainda em outros fatores tão importantes para os profissionais, como segurança, transporte, saneamento, habilitação, alimentação e saúde, quesitos que estão diretamente ligados com a qualidade de vida dos colaboradores. Em outras palavras, o profissional valorizado é um dos principais responsáveis pelo sucesso das empresas.
O desenvolvimento das empresas só acontece com profissionais com potencial desenvolvido.
Outra atribuição do capital humano é a valorização, no entanto, o valor não é o bem físico, e sim intelectual, nos conhecimentos aplicados no marketing, design, software e outras tecnologias. É por isso que o desenvolvimento e o crescimento devem ser atribuídos principalmente às pessoas.
- Usabilidade e Neurociência: Como o Cérebro Interage com o Design - 7 de outubro de 2024
- Usabilidade e Sustentabilidade: Criando Produtos que Respeitam o Planeta - 7 de outubro de 2024
- A Nova Era do Marketing de Influência - 3 de outubro de 2024