Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Capacitação de Funcionários

Capacitação de Funcionários

22 de fevereiro de 2019

O bom funcionamento de qualquer organização ou empresa, independente do segmento de atuação, depende de diversos aspectos: desde a escolha da matéria-prima (no caso das que fabricam produtos), passando pela seleção dos fornecedores, a infraestrutura, as técnicas de comunicação e divulgação, a prestação de serviço adequado ao público-alvo e muitos outros. Mas, sem dúvida, um ponto que prende a atenção dos gestores é a capacitação de funcionários, pois isso pode fazer toda a diferença para “bater” a concorrência.

O sistema capitalista e a própria configuração social, que muda a cada dia que passa, estão provocando transformações no mercado de modo geral. A competição entre empresas e indústrias fica maior e os detalhes são o que fazem a diferença. Funcionários capacitados para produzir e servir adequadamente são capazes de levantar uma instituição.

O que é capacitação de funcionários?

É o ato da empresa investir na qualificação e aprimoramento do trabalho dos seus colaboradores, para que estejam aptos a trazerem mais lucros para a organização. Não é algo que deve ficar restrito aos diretores e gestores da companhia, pelo contrário, a capacitação deve ser estendida a todos os funcionários sem distinção, aqueles que fazem as vendas e a limpeza também.

A própria empresa pode capacitar com palestras, mas o mais comum é trazer indivíduos terceirizados, pois existem agências especializadas no treinamento de pessoas.

Outra maneira de capacitar é investir em cursos para que os trabalhadores possam evoluir de cargo ou mesmo melhorar dentro da própria função. Algumas empresas não pagam tais cursos, pelo menos não integralmente, mas facilitam as condições de pagamento para o funcionário.

Importância

Investir em pessoas é uma tendência atual e as empresas que querem se destacar devem pensar nisso. Os funcionários compõem a força capaz de mover a empresa e devem estar preparados para fazer isso. É vantagem para a organização trabalhar com pessoas que saibam o que estão fazendo e como estão fazendo, pois isso certamente otimizará os lucros obtidos e promoverá um melhor posicionamento de mercado.

Além disso, a partir do momento que o trabalhador percebe que existe uma atenção da empresa com ele, com certeza irá se dedicar muito mais no exercício da sua função, procurando cumprir seu papel da melhor maneira possível. Já não é mais tempo de lidar com os funcionários a partir da coerção, isso não traz benefícios para nenhuma empresa, a capacitação é o melhor caminho.

Outro ponto interessante é que, independente de o funcionário não ter escolaridade alguma ou estar vindo do curso superior, ele precisa ser capacitado de qualquer maneira. As instituições de ensino tradicionais costumam dar mais atenção aos conhecimentos mais teóricos. Assim, a verdadeira qualificação se dá no campo de trabalho. Inclusive, cada empresa espera do seu funcionário uma coisa diferente, portanto, deverá proporcionar condições para que ele possa corresponder.

Capacitar também tem o sentido de renovar o comportamento do trabalhador, motivá-lo, fazê-lo se tornar uma pessoa melhor, o que tornará o ambiente de trabalho mais agradável e saudável, elevando a produtividade e, consequentemente, os lucros, ou seja, é sucesso!

Fábio Pereira
Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)