Cadeia de Valor | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Cadeia de Valor

Cadeia de Valor

22 de fevereiro de 2019

Dentro do contexto empresarial e organizacional, a cadeia de valor significa o conjunto de todas as atividades executadas pela organização em questão, em toda a abrangência possível, ou seja, a cadeia de valor abarca desde a matéria-prima utilizada para fabricar os produtos, passa pelos fornecedores, os procedimentos de produção e de venda até a distribuição final. Ou seja, dentro deste conceito, já está o produto, antes mesmo de existir, até chegar pronto às mãos do cliente final.

Importância

Tudo o que acontece dentro de uma empresa passa pela cadeia de valor, não há como fugir disso. Embora exista o conceito, ele não é engessado, pois cada setor da empresa dará um enfoque diferente à cadeia, de acordo com a sua função. A partir disso, pode-se concluir que, de certa forma, a cadeia de valor orientará as atividades dentro da empresa, pois todas as ações devem ser realizadas pensando nela.

A escolha da matéria-prima, a escolha do fornecedor para fechar o negócio, o planejamento de logística, tudo isso pertence à cadeia de valor empresarial, ou seja, trata-se de uma das mais fundamentais ferramentas de gestão de uma organização.

Composição da cadeia

Mas, afinal de contas, quais os elementos específicos que compõem a cadeia de valor? Basicamente, são as atividades primárias, dentre as quais cinco se destacam nas indústrias: logística interna, logística externa, vendas, marketing e operações. Além destas, também as atividades de apoio, que tratam mais da infraestrutura, gerenciamento dos recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e outras. Ou seja, praticamente tudo o que pensarmos do ponto de vista da empresa fará parte de alguma dessas categorias de atividades.

A denominação “cadeia” está relacionada exatamente aos elos de que devem existir entre seus componentes. Dentro de uma cadeia de valor, todos os elementos são interdependentes, portanto, devem estar interligados para garantir o perfeito funcionamento e aproveitamento do sistema.

A cadeia de valor é uma forma que as empresas procuram para efetivar a otimização dos lucros (que é o objetivo de todas as empresas) e buscar um posicionamento de mercado maior e melhor. Como isso depende das atividades da instituição como um todo, há a necessidade de pensar em todos os setores para alcançar estas metas.

As ações de marketing são as que estão ganhando grande destaque dentro da cadeia de valor das empresas nos últimos tempos, pois a importância da comunicação é algo mais recente, mas que também está diretamente relacionada ao faturamento e à visibilidade da empresa no mercado.

Qualquer empresa é formada por um conjunto complexo de setores e ações, que se não estiver muito bem organizado, é capaz de derrubar toda a estrutura. Por isso, ter uma cadeia de valor bem pensada é fundamental para o desenvolvimento e sucesso organizacional. Além de agregar valores em si e simbólicos às etapas, ela também gera vantagem competitiva, uma das regras do sistema capitalista.

O planejamento da cadeia de valor deve ser feito a partir de cada uma das atividades, primárias e de apoio, sendo que é preciso pensar individualmente, mas no coletivo também.