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Business to Consumer – B2C

22 de fevereiro de 2019

B2C- Business to Consumer

O e-commerce, como é chamado o comércio virtual, tem se fortalecido cada vez mais ao longo dos anos. Com a disfunção da internet e o alcance de um público que cresce constantemente, as vendas no meio online também acompanham o mesmo ritmo. E é nesse meio que surgiu o termo B2C (Business to Consumer), que é utilizado para explicar o processo direto de compra e venda entre comerciantes virtuais e clientes.

Um bom exemplo do B2C é um portal de venda das lojas online como a Lojas Americanas. Com o crescente aumento das vendas, o e-commerce atualmente é dividido em seções específicas, o que também resultou em mais espaços para novos serviços e produtos. É por isso que as vendas também são classificadas em B2C (Business to Consumer) e C2C (Business to Consumer). A diferença é que no comércio B2C a venda é feita diretamente da empresa ou comerciante para o cliente, enquanto que no C2C as vendas são feitas de consumidor para consumidor. Um bom exemplo é o Mercado Livre, onde as transações comerciais podem ser feitas por pessoas físicas.

Como ter sucesso com o B2C na web

O B2C ocupa apenas 10% do mercado virtual se comparado a outras formas de comércio. O B2C também é conhecido como comércio eletrônico, loja virtual, e-marketing, e-business e e-commerce.

O que tem movimentado ainda mais o setor é o consumidor, que se mostra cada vez mais entusiasmado com o e-commerce e com suas facilidades, por propiciar mais liberdade para as compras e mais opções de escolha.

Para os empresários, a oportunidade de poder distribuir seus serviços e produtos em um canal ainda mais democrático também é estimulante. No entanto, para realizar as transações comerciais de Business to Consumer (B2C) alguns fatores são necessários.

Para começar, é necessário estar presente na internet e, para isso, uma das formas mais comuns é com a loja virtual. É preciso também colocar à disposição as informações. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas são os catálogos virtuais para exibir os produtos. O comerciante precisa ainda fazer campanhas de marketing para atrair os seus potenciais clientes.

B2C vantagens para a empresa e para o consumidor

Depois disso, é necessário criar um serviço de suporte ao consumidor. Isso porque é necessário acompanhar o processo de venda desde o momento da transação até a pós-entrega ao cliente. O empresário deve ter conhecimento dos passos do cliente até chegar a efetuar a compra no seu comércio virtual. Para que seu comércio virtual tenha ainda mais sucesso, ele precisa compreender não apenas a compra feita no e-commerce, mas que todo o processo de atração do cliente é importante para o Business to Consumer B2C.

Já o consumidor, para se utilizar do Business to Consumer B2C, precisa primeiro procurar pelos produtos e serviços que mais atendam seus desejos e necessidades. Depois, deve fazer a busca em diversas fontes compatíveis com o que procura, para só então avaliar quais são os melhores bens e serviços disponíveis. Com isso, o consumidor conseguirá fazer a compra que mais atenda as suas expectativas.